quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Moradores da Assomuca protestam contra a administração pública. Eles querem a entrega imediata das casas do loteamento das Flores

Nesta quinta-feira (02/01), por volta das 17h15, iniciou um manifestação dos moradores da vila Assomuca, na ponte da Sete de Setembro, sobre o arroio Duro, em Camaquã.

Cerca de 100 pessoas protestaram contra o prefeito João Carlos Fagundes Machado, pela demora da entrega das casas populares no loteamento do Jardim das Flores, que fica entre os bairros Ouro Verde e Vila Nova.

Os manifestantes soltaram bombas, queimaram pneus e destroços de uma casa que incendiou na madrugada desta quinta-feira, próximo da ponte - uma das motivações dos protestos -, bloqueando totalmente o trânsito de veículos automotores pela Rua Sete de Setembro. Por mais de duas horas os únicos acessos à região sul da cidade eram pela ponte do CTG Camaquã ou pela BR-116. 

Com palavras de ordem como "Assomuca unida jamais será vencida" e "prefeito queremos nossas casas" exibiram cartazes e exigiram a presença do prefeito municipal no local. Durante as manifestações ainda choveu por um determinado período.

Compareceram o secretário da Infraestrutura, José Adolfo Castro e logo em seguida o vice-prefeito, Paulo Mecca. Também estava acompanhando as manifestações o vereador petista Marco Longaray.

Após longa conversação, entre reivindicações, explicações e argumentações, inclusive com alguns xingamentos contra a administração pública, ficou acordado entre o governo municipal e um dos líderes da manifestação, Lindomar dos Santos, uma reunião com uma comissão da vila Assomuca para amanhã, sexta-feira (03/01), a partir das 10h, no Gabinete do prefeito para tratar sobre esta questão.

Um dos líderes enfatizou que se o governo municipal não entregar as 101 moradias no loteamento das Flores para os moradores da vila Assomuca até o próximo dia 10, os mesmos irão invadir as casas no dia seguinte bem cedo.

Depois de cerca de duas horas de manifestação, os protestantes liberaram a pista e se deslocaram às suas casas na vila Assomuca, que fica ao lado do local dos protestos.

Viaturas da Brigada Militar com diversos policiais militares acompanharam de perto o movimento sem a necessidade de intervenção.

Também se fizeram presentes no local uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Misto de Camaquã, que no final extinguiu o fogo e - após a retroescavadeira fazer a limpeza - realizou a lavagem de pista.

Não houve nenhum incidente registrado pela Brigada Militar durante as manifestações.
(Fotos: Juares da Luz/BJ)

Leia matérias veiculadas no Blog do Juares sobre o loteamento da Flores.





  












Nenhum comentário:

Postar um comentário