segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Estiagem de dezembro faz governo municipal decretar Situação de Emergência em Camaquã

O prefeito em exercício de Camaquã, Paulo Roberto Mecca, decretou no dia 16 de janeiro, Situação de Emergência em Camaquã. A causa da decisão é a estiagem que castigou boa parte das lavouras do interior do município, no final de 2013. Sob o número 17.250, o Decreto foi assinado após minuciosa leitura pelo prefeito dos relatórios apresentados pela Secretaria Municipal da Agricultura e outros organismos ligados ao setor, como Emater e Afubra. E também duas reuniões com representantes do setor. Uma delas teve a participação da Coordenadoria da Defesa Civil da Região. 

Segundo estes levantamentos, ainda persistem os efeitos dos prejuízos, que atingem, sobretudo, as culturas de milho, hortifrutigranjeiros e fumo, além de perdas significativas na produção de leite em função do baixo desempenho do gado leiteiro. A produção de aves também foi atingida.

Na prática a Situação de Emergência é o aval oficial dado pelo município aos agricultores, a fim de que eles possam renegociar suas dívidas, as quais seriam pagas pela remuneração da produção, junto às instituições bancárias e fornecedores, sem perder o crédito. O Decreto também abre caminho para vinda de verbas emergencias que visem auxiliar os produtores ou para futuros programas de irrigação.

Dados convincentes 

“As perdas realmente foram muito substanciais e temos muitos produtores apavorados com o estrago que a estiagem provocou. E são nessas horas de necessidade que o governo precisa dar respostas firmes”, disse Paulo Mecca, ao dizer que os dados apresentados a ele são preocupantes e foram convincentes para adoção do Decreto.
(Fonte: Ass Com Soc Gov Mun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário