segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Espaço de Saúde: lesão de menisco

Coluna de Douglas Decavata
Fisioterapeuta
Camaquã/RS

As funções específicas dos meniscos são: auxiliar na lubrificação articular, ajudar a distribuir as forças de sustentação do peso e ajudar a aumentar a congruência articular, proporcionando a estabilidade da articulação do joelho. 

Observam-se como sintomas iniciais numa lesão do menisco: dor imediata na linha articular, que, inicialmente, é descrita como uma sensação de falseio, “travando” o joelho próximo da extensão total. A pessoa pode se queixar de incapacidade para o agachamento ou para realizar mudança de direção durante a caminhada ou corrida, pode observar também, “estalidos” no joelho. O diagnóstico deve ser feito imediatamente após a lesão, com testes específicos antes que a ação muscular de proteção e o edema (inchaço) escondam o formato do joelho.

O mecanismo de lesão mais comum é a combinação da sustentação do peso com rotação interna ou externa, durante a extensão ou flexão do joelho. O mais comumente lesionado é o menisco medial, e isto se dá pela: rotação interna do fêmur, forte e rápida, estando o joelho parcialmente fletido e o pé apoiado no solo. Ocorre principalmente nas manobras de mudança de direção. É comum com o passar dos anos as pessoas apresentarem lesões de menisco devido ao sobrepeso corporal e impacto na articulação ocasionada pela má postura no trabalho.

O processo de reabilitação inicia-se de forma conservadora. O procedimento cirúrgico pode ou não ser adotado, dependerá da evolução dos sintomas. Tratamento não-cirúrgico é feito pela Fisioterapia e destina-se primariamente, a reduzir a dor e controlar o edema através de equipamentos específicos da eletroterapia (TENS, Ultra-som, Laser) e crioterapia (gelo). 

O médico indica o uso de anti-inflamatórios e o fisioterapeuta começa com atividades sem impacto como: bicicleta ergométrica, exercícios cinesioterapêuticos, piscina para condicionamento cardiovascular e gradativamente, ir iniciando a caminhada e a corrida. Cabe observar também, os suportes biomecânicos que devem ser utilizados como: palmilhas de silicones, bandagens funcionais e tênis específico e novo para sua pisada. Os exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos dos músculos que envolvem o joelho são adequados gradativamente, de acordo com as fases da reabilitação.

Algumas considerações devem ser observadas para o retorno integral às atividades, como o esporte: não houver aparecimento de edema após a atividade, o arco de movimento total recuperado, os níveis de força dos extensores e flexores do lado lesionado (for igual ao lado não lesionado) e o paciente conseguir realizar com sucesso os testes de desempenho funcional. 

Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, nº 759
Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã/RS
Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270

Nenhum comentário:

Postar um comentário