segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Espaço de Saúde: DIETA; o que são alimentos termogênicos?

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta
Camaquã/RS

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, fazendo com que esses consumam maior quantidade de energia e caloria para realizarem a digestão.

Segundo a nutricionista Paula Bittencourt todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura. Porém, existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias.

O efeito termogênico dos alimentos varia com a composição da dieta, sendo maior após o consumo de carboidrato e proteína do que após a gordura. Alguns alimentos que são considerados termogênicos: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maça, acelga, aspargos, couve, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), laranja, kiwi, cafeína, guaraná, guaraná em pó, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contêm ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova). Mas preste MUITA atenção: não adianta de nada consumir com exageros os alimentos termogênicos, você não vai perder peso assim.

A perda de peso ocorre com o consumo de uma dieta equilibrada e saudável em conjunto com o exercício físico regular. Pelo contrário, o consumo exagerado desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cuidados aumentados.

A nutricionista Paula Bittencourt atende na Clínica Max Peres Dias
Avenida Bento Gonçalves, 759, Centro, em Camaquã/RS
Fone: (51) 3671-6843.

Nenhum comentário:

Postar um comentário