terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Hermenegildo conta com trabalho preventivo da Brigada Militar

O CRPO/Sul (Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul) está com efetivos em todos os municípios, com lagoa e mares, sob sua área de responsabilidade durante o veraneio, período em que a Brigada Militar realiza a Operação Golfinho.

Além do efetivo do policiamento ostensivo, salva-vidas e policiais rodoviários integram outros setores da Brigada Militar (BM) que estão atuando nestas localidades desde o dia 20 de dezembro.O Hermenegildo é um destes locais.

Quem se dirige ao balneário, conhecido por suas belas paisagens e pela receptividade dos que moram por ali, ou quem anda por suas ruas, passou a ter a companhia mais permanente dos policiais militares que reforçam a equipe que durante o ano trabalha por lá.

"A comunidade se sente muito mais segura com a presença da Brigada Militar no balneário. Apesar de se ter notado uma diminuição dos policiais, mesmo assim, é muito gratificante a sensação de segurança”, comentou Eduardo Ebeling, morador, veranista e comerciante.

O trabalho dos policiais é constante e é marcado pela dedicação e preparo técnico de cada militar designado para atuar no balneário. Contando com profissionais experimentados que vem de outros municípios, mas trabalhando em conjunto e demonstrando o conhecimento acerca da cultura e das peculiaridades da região, eles investem em um trabalho preventivo, interagindo com a população, o que permite orientações quanto aos cuidados nas ruas, com seus pertences, patrimônio e no trânsito, em especial a não ingestão de bebidas alcoólicas quando dirigirem. Tudo com o objetivo de ter um veraneio com mais segurança.
(Fonte: Ass Com Soc 44ª Operação Golfinho - Litoral Sul)

Nota de Fim de Ano do Blog do Juares

Não foi nada fácil, um 2013 de muito trabalho, muita correria, mas tudo com muita responsabilidade, comprometimento e dedicação, sempre procurando respeitar a individualidade das pessoas, primeiramente as vendo como seres humanos e respeitando-as, mas sempre correndo atrás da informação - algumas vezes bem recepcionado, outras nem tanto, o que faz parte do serviço de repórter - com o intuito de repassar as notícias da maneira mais clara, objetiva e imparcial aos nossos queridos leitores, que é a principal razão da existência do Blog do Juares, evitando constantemente o sensacionalismo.

Daqui a poucas horas o ano acaba, então gostaríamos de compartilhar com todos vocês; familiares, amigos, leitores, patrocinadores e colaboradores, a nossa felicidade de ter a certeza que fizemos um bom trabalho, procurando fazer sempre o melhor para vocês e o retorno está visível, pois o Blog do Juares encerra o ano com mais de dois milhões e trezentos mil acessos, só no mês de dezembro foram quase 150 mil acessos.

Acreditando que estamos cada vez mais profissionais, o Blog do Juares encerra o ano de 2013 com a sensação do dever cumprido - o dever de ter repassado as informações em primeira mão e de forma clara e imparcial aos nossos leitores, infelizmente muitas vezes temos que dar uma notícia que jamais gostaríamos de informar. Muitas vezes ao redigir um texto relatando alguma tragédia, foi necessário parar no meio do texto, porque não se conseguia segurar a emoção e algumas vezes acabava-se chorando, quem conviveu ou convive comigo sabe do que estou falando.

PORTANTO, o Blog do Juares deseja a todos um 2014 cheio de saúde, alegrias e muitas realizações e principalmente muita fé em Deus e em você. E que em 2014 possamos repassar muitas notícias boas!

JUARES

Mensagem do Leitor (Luís Antônio Pereira, o Lua)

O radialista, narrador esportivo e comunicador de FM, inclusive apresentador do Programa LOVE TIME, Luís Antônio Pereira, o Lua, fã do Blog do Juares deseja a toda comunidade camaquense, familiares e amigos, um feliz ano novo, muita paz, saúde e fé em DEUS. E indico para todos o Blog do Juares, completo, dinâmico e muito informativa. 

Parabéns Juares e feliz 2014!

Luís Antônio Pereira, o Lua
Camaquã/RS

Relatório de ocorrências atendidas nas 24h da Brigada Militar de São Lourenço do Sul (30 e 31.12.2013)

A Brigada Militar de São Lourenço do Sul no período das últimas 24 horas (das 07h de 30.12.2013 às 07h de 31.12.2013) recebeu aproximadamente 69 ligações telefônicas para o 190 entre denúncias anônimas, ocorrências policiais e trotes.

> Foram abordadas 191 pessoas em diversos locais públicos, barreira policial e em locais de crime;

> Foram efetuadas 05 barreiras de fiscalização de trânsito em diversos locais da cidade a procura de armas, produtos ilícitos, drogas e pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça;

> Foram fiscalizados 98 veículos;

> Foram confeccionados 08 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo 07 por estacionar o veículo em desacordo com a regulamentação estabelecida para via e 01 por transitar com o veículo com falta de documentação de uso obrigatório;

> Foram vistoriados 15 bares e 04 casas noturnas; 

> Foram confeccionados 14 Boletins de Atendimento (BA) de diversas ocorrências. 

I. Acidente de trânsito com danos materiais

No dia 30 de dezembro, por volta das 13h20, a BM foi solicitada a comparecer na Avenida Mal. Floriano Peixoto esquina com a Rua Professora Izolina Passos, local onde teria acontecido um acidente de trânsito com danos materiais.

Segundo o condutor do veículo FORD/ECOSPORT, o Sr. L. P. L. C., o mesmo transitava com seu veículo pela Avenida Mal. Floriano Peixoto sentido (centro x praia), e que no cruzamento com a Rua Izolina Passos o veículo GM/MONZA, que deslocava pela Rua Izolina Passos sentido (centro x praia) avançou a preferencial, vindo a abalroar seu veículo, o mesmo tentou evitar o abalroamento, porém não obteve êxito.

Segundo o condutor do veículo GM/MONZA o Sr. A. B. C., o mesmo transitava com seu veículo pela Rua Izolina Passos sentido (centro x praia), que no cruzamento com a Avenida Mal. Floriano não visualizou a placa de PARE devido estar encoberta por um veículo que se encontrava estacionado, vindo a abalroar o veículo FORD/ECOSPORT, que transitava pela Avenida Mal. Floriano, sentido ( centro x praia), não sendo possível evitar o acidente.

Foi confeccionada a documentação pertinente ao fato, apenas danos materiais em ambos os veículos.

II. Acidente de trânsito com danos materiais

No dia 30 de dezembro, por volta das 15h35, a BM foi solicitada a comparecer na Rua Alm. Barroso esquina uma Rua Bento Gonçalves local onde teria acontecido um acidente de trânsito com danos materiais.

Segundo o condutor do veículo VW/GOL, o Sr. R. R. Z., o mesmo transitiva com seu veículo pela Rua Almirante barroso, sentido (lomba x centro), via preferência, quando uma viatura da BM cortou a frente de seu veículo , não sendo possível evitar o acidente.

Segundo o condutor do veículo FIAT/PÁLIO, viatura da BM, conduzida pelo Sr. T. S. D., o mesmo transitava com a viatura oficial BM pela Rua Bento Gonçalves sentido (bairro Sete de Setembro x Delegacia de Polícia), quando próximo ao cruzamento coma Rua Almirante Barroso tentou visualizar a placa de sinalização (PARE), não obtendo êxito, pois próximo à esquina tinha um caminhão estacionado e no outra lado da esquina haviam árvores de porte grande que atrapalhavam a visualização da placa de PARE, o que dificultou a visualização da placa de sinalização e cortou a preferência, vindo a abalroar o veículo VW/GOL que transitava pela Rua Almirante Barroso, não sendo possível evitar o acidente .Foi confeccionado a documentação pertinente ao fato , apenas danos materiais em ambos os veículos.
(Fonte: BM São Lourenço do Sul)

Procurado pela Justiça é preso pela Brigada Militar em Camaquã

Na madrugada desta terça-feira (31/12), por volta das 02h20, uma guarnição da Brigada Militar quando realizava patrulhamento pelo centro da cidade de Camaquã, praticou uma abordagem de rotina num indivíduo na Rua Presidente Vargas, e após consulta, foi identificado como Luís Carlos Castro Soares, de 52 anos, de Camaquã, e constatado que havia um mandado de prisão em aberto para o mesmo.

Foi encaminhado ao HPS local e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, de onde foi recolhido ao Presídio Estadual de Camaquã, ficando à disposição do Poder Judiciário.

Medidas sócio-ambientais são tomadas no balneário de Cristal visando a sustentabilidade, segurança e o cumprimento da lei

Diante de muitas reclamações de parte da população cristalense que não se ambientou às novas medidas de organização implantadas no Balneário do Rio Camaquã, a Prefeitura Municipal de Cristal utiliza suas mídias para oferecer ao povo de Cristal, justificativas sócio-ambientais para o processo de readequação dos espaços do local.

Por ser uma APP (Área de Proteção Permanente), algumas atividades que em outros tempos eram usuais no balneário, atualmente não são mais admissíveis tanto pela letra fria da lei e principalmente por uma sociedade que deseja organizar-se em torno de um convívio sustentável com nossos recursos naturais.

O Homem naturalmente apropria-se dos espaços naturais desde o início dos tempos, porém, se quisermos usufruir deste espaço maravilhoso nos âmbitos: ambiental, social e comercial, devemos seguir a lei através das diretrizes do Ministério Público.

Algumas medidas pontuais foram tomadas por esta gestão para diminuir o impacto da ação do homem neste espaço natural, são elas: 

Fechamento da rua paralela ao leito do rio para o trânsito de automóveis – A interrupção do trânsito tem caráter ambiental, visto que a utilização constante desta área para estacionamento ocasiona a compactação do solo, o que inviabiliza a reprodução de mudas nativas, e, além disso, a prática de reproduzir som em automóveis interfere na incidência de vida selvagem e natural na APP.

Retirada das churrasqueiras permanentes da APP – Neste caso é mais do que óbvia a medida de retirar as churrasqueiras, pois é totalmente ilegal e irresponsável fazer fogo sob exemplares de mata nativa, diretamente no solo e também sob uma via de trafego intenso de veículos como é a ponte sobre o Rio Camaquã. Por isso a Prefeitura Municipal adquiriu cerca de 60 churrasqueiras móveis que ficarão sob responsabilidade dos comerciantes do balneário e disponibilizadas aos visitantes mediante apresentação de documento.

Substituição de garrafas e copos de vidro por latas e copos descartáveis – Visando minimizar os riscos ocasionados por brigas originadas nos bares do balneário a Prefeitura Municipal juntamente com os comerciantes, resolveu adotar esta medida. O cidadão poderá todavia adquirir suas bebidas e alimentos no comércio e levar para o balneário para aproveitar o dia de lazer, a medida contempla apenas os produtos comercializados nos bares do balneário. 
(Ass com P.M.Cristal)

Datas Comemorativas

Hoje (31 de dezembro) é Dia de Réveillon / Dia das Devoluções / Dia de São Silvestre I / Dia do Anjo Habuhiah.

Mensagem de Reflexão

"A cada novo dia que nasce, temos a chance divina de recomeçar".

Conde Von Noble

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Mega da Virada até às 10h desta segunda-feira (30/12) já tinha 260 milhões de apostas

Sorteio faz parte do concurso especial de Ano Novo da Mega-Sena, que deve pagar prêmio de R$ 200 milhões

A Caixa Econômica Federal já vendeu, até às 10h desta segunda-feira (30/12), aproximadamente 66 milhões de bilhetes para a Mega da Virada, o que significa que mais de 260 milhões de apostas foram feitas para o prêmio. O sorteio faz parte de um concurso especial de Ano Novo da Mega-Sena, que deve pagar um prêmio de R$ 200 milhões no 1º de janeiro de 2014.



Caixa administra dez jogos: Mega-Sena, Quina, Dupla Sena, Instantânea, Lotogol, Timemania, Lotomania, Loteria Federal, Loteca e Lotofácil

O sonho de milhares de brasileiros de ter o valor em sua conta bancária faz com que extensas filas se formem nas caixas lotéricas. As apostas podem ser feitas até às 14h (horário de Brasília) de terça-feira (31). O sorteio será feito às 20h25 com transmissão pelos canais de televisão aberta para todo o Brasil.



As apostas na Mega da Virada custam o mesmo que a aposta regular da Mega Sena, R$ 2. Se não houver acertadores das seis dezenas, o prêmio será dividido entre os que acertarem cinco números. A CEF alerta aos apostadores que só o comprovante original da aposta garante o recebimento do prêmio.

Mega da Virada

O prêmio desta edição da Mega da Virada, estimado em R$ 200 milhões, é mais que o dobro do recorde do ano. A maior bolada de 2013 saiu no dia 6 de novembro. Um bilhete de Mauá, na Grande São Paulo, faturou sozinho R$ 80,5 milhões. Se apenas um sortudo abocanhar o prêmio de R$ 200 milhões e decidir se aposentar, receberá R$ 1,2 milhões ao mês se investir na poupança, o equivalente a cerca de R$ 40 mil por dia.

O primeiro sorteio da Mega da Virada aconteceu em 2009, no concurso nº 1.140. Dois ganhadores dividiram o prêmio de R$ 144,9 milhões - um deles era de Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo e outro de Brasília. Em 2012, três apostadores racharam R$ 244,7 milhões, um de Aparecida de Goiânia, em Goiás, um de Franca, em São Paulo e um da capital paulista.
(Fonte: último Segundo)

VENHA FAZER SUA APOSTA NA LOTÉRICA DO GILBERTO.

Trânsito intenso na BR-116, trecho Camaquã/Pelotas

Ecosul informa neste momento que o trânsito está intenso na BR-116 entre Camaquã e Pelotas, com média de 900 veículos por hora. 
Reduzam a velocidade.

Redação do Blog do Juares - 30.12.2013 - 19h51.

João Carlos Machado empossa novos diretores da rede Municipal de Ensino de Camaquã

O Governo Municipal empossou, na manhã desta segunda-feira (30/12), as novas diretoras e diretores das escolas municipais de Camaquã. A solenidade foi realizada na nova sede da ACIC, com a participação do prefeito de Camaquã, João Carlos Machado e da secretária municipal da Educação, Jussara Jaquês. Demais professores municipais e vice-diretores das escolas, além de familiares dos servidores também prestigiaram a solenidade. O auditório da ACIC lotou.

Ao todo 6 mil pessoas envolvidas na rotina escolar das casas de ensino votaram, entre pais, alunos, professores e funcionários. A eleição ocorreu no início deste mês e os novos diretores só deixarão os cargos em 2017.

Quatro manifestações marcaram a solenidade: a primeira foi a de Ana Maria Westphal, da Escola Boaventura Cardoso da Silva, que falou em nome dos diretores e vice-diretores que estão deixando os cargos. Já Maria de Fátima Garcez Ribeiro, da mesma escola, falou representando os diretoras e vices nomeados. “O sucesso de uma escola não depende de um grupo ou de uma só pessoa, este êxito só se dá quando professores, familiares (de alunos), Secretaria da Educação e Governo se abraçam juntos pelo bem comum”, comentou Ana Maria Westphal.

Em sua fala, Jussara Jaquês agradeceu aos integrantes da comissão que elaborou a reestruturação das novas regras das eleições de diretores escolares: representantes da Câmara de Vereadores, da Procuradoria Municipal, do Conselho Municipal de Educação, do Sindicato dos Municipários, além dos servidores das secretarias municipais da Educação e da Administração. Ela também saudou as ex-secretárias da pasta que estavam no ato: Wani Woloski e Marisa Albuquerque: “É uma honra tê-las aqui conosco, neste momento tão especial”, disse a atual titular da Educação, antes de agradecer o trabalho daqueles que se despedem dos cargos e desejar boa sorte aos que assumem. 

“Que Deus retribua em felicidade tudo aquilo que vocês fizeram por nossas crianças neste período em que estiveram à frente destas escolas”, agradeceu João Carlos ao valorizar a função do diretor, que para ele hoje ocupa cada vez mais a função de um gestor público, por tudo que fazem. Aos novos comandantes dos educandários, garantiu respaldo, colocando o seu gabinete à disposição quando houver necessidade. O prefeito também salientou o tranquilo processo eleitoral das escolas, que se deu de forma “harmônica e madura”.

Presenças

Entre os participantes do ato estiveram também o vereador Ilson Meireles, que representou a Mesa Diretora da Câmara; o vice-prefeito Paulo Mecca; o secretário adjunto da Educação Gelson Gouveia; a presidente do Conselho Municipal da Educação, Edilamar Leite; e a presidente do Sindicato dos Municipários, Carla Simone. 
(Fonte: Ass Com Soc Gov Mun)

Diretores nomeados pelo prefeito João Carlos para a Gestão 2014-2017

15 de Novembro – Silvana Flores Vieira

Alfredo Jacobsen - Eliane Wojciechowski

Ana Tomázia Ribeiro – Teresa Maria Fraga Medeiros

Bento Dias – Alexandra de Mattos

Boaventura Cardoso da Silva – Cíntia da Cunha Gorziza

Cândido Rodrigues de Freitas – Cristiane Barbosa Borges Machado

Chequer Buchaim – Rosane Beatriz Kohn

Nadir Medeiros – Valdinei Teresinha Fonseca Longaray

Érico Veríssimo – Elisete Pereira Vieira;

João Goulart – Liceu Vilmar Araujo

João Beckel – Marinês Brasil Strelau

José Antônio Netto – Ana Paula Flores Pedroso

Mahatma Gandhi – Dirleny Rosales Satler

Marina de Godoy Netto – Carla Adriana Benz da Silva

Mário Centeno Crespo, Fátima Abreu

Osvaldo Aranha – Juarez Avelino Ribeiro

Otto Laufer – Claiton Silva da Silva

Rui Barbosa – Jussara Araújo

Santo Antônio – Lúcia Martins Batista

Sepé Tiaraju – Maria Helena Benclo Klein

Sylvio Luiz – Marinelda Waurzeniak;

Vicente Garcia – Maria de Fátima Garcez Ribeiro

Cecy Ribeiro Dias – Evelise Hüfner Fonseca Chagas

Cypriano José Centeno – Ana Regina Machado

Irmãs Bernardinas – Eliane Mancilha

Mimosa – Denise Hernandez Dias

Nossa Senhora Aparecida – Maria Elizabeth Mendes Danelon

Recanto Infantil – Quellen Souza

Município de Cristal decreta situação de emergência para diminuir prejuízos dos produtores rurais


Cristal decretou na última sexta-feira (28/12), situação de emergência por ocorrência de prejuízos significativos nas lavouras de milho, soja e fumo, entre outros. Outra preocupação é com a produção leiteira, que sofre queda gradual com a falta de chuvas, e, além disso, inúmeras famílias que sofrem com a falta de água potável para o consumo humano. Em visita aos produtores na última semana o Vice-prefeito Rudi Trapp e a Emater/Cristal puderam comprovar o drama do produtor cristalense que vê sua plantação defasada pela falta de chuvas.

A incidência de chuva no Município no final de semana restringiu-se à área urbana e os prejuízos ocasionados pela seca já são irreversíveis, o que, portanto, justifica o decreto de situação de emergência na esperança de que o produtor possa ao menos ter flexibilidade na hora de fazer o pagamento de sua dívida de produção ao final da safra, ou do que restar dela com a previsão de pouca chuva que há para a região.

Plantação de tabaco
TABACO – Na sexta-feira a situação em relação ao tabaco mostrava um quadro de prejuízos na ordem de 25% de acordo com laudo preliminar da Emater, o que só se agravou devido a temperaturas muito elevadas e a falta de chuvas, que causa uma deficiência hídrica na planta, que faz com que as folhas despenquem precocemente. A precipitação foi de 23mm, porém, no perímetro urbano. No interior do município, entre 19 de novembro e a presente data houve precipitação de apenas 23mm, que associadas às altíssimas temperaturas gerou todas estas adversidades.

Plantação de milho
MILHO – A situação é semelhante à do tabaco, onde a planta sente a falta de água ocasionada pela longa estiagem e das 1.800 hectares plantadas no Município, 30% considera-se como perda total.

SOJA – das 7.000 hectares de soja plantadas no Município, 1.500 foram plantadas após o dia 15 de dezembro, ou ainda aguardam o plantio, as quais encontram sérias dificuldades até mesmo para efetuar a germinação o que dificulta inclusive o calculo das perdas.

Plantação de soja
LEITE – A quebra na produção de leite chegou à última sexta-feira já com perda de 20% na produção segundo relatório da Emater, ou seja, dos 290 mil litros produzidos mensalmente pelo Município, 39 mil litros foi o percentual de quebra desta produção. Ao todo, o prejuízo dos produtores de Cristal, previamente calculados pela Emater, chega a R$ 3.296.000,00.

O Problema estende-se perigosamente aos seres humanos, pois nas localidades visitadas: Alto Alegre, Butiá, Serrinha, Bom Será, Costa do Camaquã, Paço da Balsa, Palanque e Colônia Nova foi possível, em conversa com moradores, constatar a escassez de água potável para o consumo.

Existem três poços no Município que foram perfurados há cerca de dez anos em parceria com a SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural) nas localidades da Colônia Nova, Palanque e Bom Será, e que não foram concluídos, sendo inclusive selados e reabertos apenas no ano de 2013 em parceria do Município com a Secretaria do Estado de Obras, que prestou apoio para realizar análise qualitativa e quantitativa, o problema, é que não há em nenhum dos poços um reservatório para a água, nem tampouco uma rede de distribuição, o que torna ainda mais difícil a situação destas localidades historicamente castigadas pela falta de abastecimento adequado de água.
(Fonte: Ass Com P.M. Cristal)

Comunicado da Secretaria Municipal da Educação de Camaquã

A Secretaria Municipal da Educação (SME) informa que em janeiro de 2014, fará o seu expediente externo das 13h às 18h, entre segunda e sexta-feira, exceto ás quintas-feiras, quando o expediente é interno.

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Camaquã para 2014 será escolhida nesta segunda-feira (30/12)

Nesta segunda-feira (30/12), durante a 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã, será eleita a Mesa Diretora para o ano de 2014, conforme o disposto no art. 23 do Regimento Interno do Poder Legislativo. 

As chapas deverão ser escritas na Secretaria antes do início da eleição, para registro, devendo conter a indicação dos candidatos e dos respectivos cargos que irão concorrer, com as respectivas assinaturas. 

Após a eleição, a posse dos eleitos ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2014.
(Fonte: Câmara de Vereadores)

Nota de Falecimento (Maria Conceição Gonçalves de Gonçalves)

A FUNERÁRIA CAMAQUENSE DIVULGA CONVITE PARA SEPULTAMENTO

Filhos: Miguel, Hilda, José Antônio e Jair

Noras, genros, netos e bisnetos

demais familiares 

Convidam para os atos de encomendação da sempre lembrada Maria Conceição Gonçalves de Gonçalves, com 86 anos. 

O velório está acontecendo na capela "A" da Funerária Camaquense e sairá amanhã (31/12), às 09h, para o cemitério da Capela Velha, município de Camaquã.

A família enlutada antecipa agradecimentos, a Funerária Camaquense noticiou o falecimento de Maria Conceição Gonçalves de Gonçalves, com 86 anos. 

Premiação da Copa do Arroz de Futebol de Campo de Camaquã 2013

Defesa menos vazada: CHELSEA

Goleador: RAPHAEL PARAÍBA

4º Lugar: BARCELONA

3º Lugar: OLARIA

Vice-campeão: GUARANY

Premiação da Copa do Cruzeiro de Futebol Sete de Camaquã 2013

Futebol Feminino

Defesa Menos Vazada: ATLÉTICO

Goleadora: KAROLINE SERAFIM - ATLÉTICO

3º Lugar: AMIGAS GREMISTAS

Vice-campeão: UNIÃO

Campeão: ATLÉTICO

Futebol Veterano

Defesa Menos Vazada: GINÁSIO ICO VIÉGAS

Goleador: ALEQUES DALBEN - BONITO

3º Lugar: BONITO

Vice-campeão: CHELSEA

Campeão: GINÁSIO ICO VIÉGAS

Categoria Força Livre

Defesa Menos Vazada: FORÇA JOVEM

Goleador: EGON BERGMANN - CHELSEA

Segunda Divisão

3º Lugar: PORTO

Vice-campeão: CHELSEA

Campeão: CELTIC

Primeira Divisão

3º Lugar: INTER DE MILÃO

Vice-campeão: AMIZADE DO PASSO DO MOINHO

Campeão: AMÉRICA

América, Celtic, Atlético e Ico Viégas são os campeões da Copa do Cruzeiro de Futebol Sete de Camaquã 2013

No domingo (29/12), ocorreram as grandes finais pela Copa do Cruzeiro de Futebol Sete 2013, competição que é promovida pela Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Municipal de Desporto e Juventude e os resultados foram os seguintes:

15:00 – Ginásio Ico Viégas 2 x 1 Chelsea – Veterano

16:00 – Atlético/Funerária Camaquense 3 x 0 União – Feminino

17:00 – Celtic 1 x 0 Chelsea/Funerária Camaquense – 2ª Divisão

18:00 – Amizade do Passo do Moinho 1 x 2 América – 1ª Divisão
(Fotos: Valério Weege/Acústica FM)
América - Campeão

Atlético - Campeão

Celtic - Campeão

Ginásio Ico Viégas - Campeão

CEEE informa desligamento de energia elétrica para hoje à tarde em Cristal

GRCS/412-2013 

Dia: 30/12/2013 - Segunda-feira

Horário: 14:00h às 19:00h 

Município: Cristal/RS 

Localidade: São Geraldo 

Motivo: Substituição de postes e condutores 

OBS.: Poderão ser atingidas áreas próximas a estes locais 

ATENÇÃO: Os serviços somente serão realizados em condições climáticas adequadas ao serviço. Como medida de segurança, caso este serviço seja concluído antes do tempo previsto, recomendamos que se considere energizada toda sua instalação durante o horário programado. 

Incêndio em casa desabitada em Camaquã

Na madrugada desta segunda-feira (30/12), por volta das 05h20, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam um incêndio ocorrido numa casa desabitada na Rua Isaías Mendes, bairro Carvalho Bastos, em Camaquã.
O fogo foi controlado e extinto. 

Usuários de drogas costumavam frequentar a casa.

Espaço de Saúde: saiba como tratar o AVC (derrame)

Coluna de Douglas Decavata
Fisioterapeuta
Camaquã/RS

O AVC (popular derrame) causa 90 mil mortes por ano no Brasil. O início do AVC, na maioria das vezes, é provocado de forma abrupta ou em forma de crise de sintomas neurológicos que persiste por pelo menos 24 horas, causados por isquemia (ausência de fluxo sanguíneo) ou hemorragia (extravasamento de sangue) no cérebro. Em torno de 80% dos AVCs são isquêmicos, sendo o AVC hemorrágico o mais grave.

Os fatores de riscos (causas) mais comuns são hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), diabete mellitus, doença cardíaca, estresse, hiperlipidemia (colesterol alto), obesidade, sedentarismo (falta de exercício), tabagismo (fumo), entre outros. A prevenção inclui a identificação e o controle dos fatores de risco. 

As sequelas como o padrão flexor em membro superior (braço e mão flexionados) e o padrão extensor em membro inferior (perna e pé estendidos) são característicos da espasticidade (rigidez). Ocorre a paralisia completa de um lado do corpo (hemiplegia) ou a fraqueza de um lado do corpo (hemiparesia). Apresentam também distúrbios visuais, da percepção (sensibilidade), cognição (memória), comunicação e de tônus (rigidez ou flacidez). O objetivo da fisioterapia é maximizar a recuperação funcional e evitar complicações secundárias, tais como encurtamentos musculares e deformidades, visando à independência do paciente nas atividades de vida diária (alimentação, higiene pessoal, locomoção, entre outras).

A reabilitação fisioterapêutica previne as possíveis complicações relacionadas à imobilidade inicial, e prioriza questões como transtornos vasculares periféricos, infecções respiratórias e úlceras de decúbito através de técnicas de mobilização e pneumofuncionais, contribuindo para diminuir o tempo de hospitalização. O paciente “nega” o lado hemiplégico, deste modo deve-se estimular o uso deste lado. A fisioterapia é fundamental para o condicionamento cardiovascular e à aquisição e manutenção de posturas, normalização do tônus e deambulação (caminhar) independente. A recuperação ocorre mais rapidamente nas primeiras semanas após do terceiro mês do AVC, o que não significa a impossibilidade de ganhos funcionais, apenas um declínio no ritmo destes. 

O tratamento é um processo lento e gradual de aprendizagem. O tempo para a reabilitação, parcial ou total, está relacionado com a lesão, o grau das sequelas do AVC e outros agravantes, como por exemplo, a presença de quadro depressivo. O trabalho em equipe é importante e deve contar com médico, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeiro, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. Também é fundamental a motivação do paciente e o apoio familiar. Só desta maneira, teremos melhor efetividade e eficácia no tratamento pós-AVC.

Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, nº 759
Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã/RS
Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270

Relatório de ocorrências atendidas nas 72h pela Brigada Militar de São Lourenço do Sul (27, 28, 29 e 30.12.2013)

A Brigada Militar de São Lourenço do Sul no período das últimas 72 horas (das 07h de 27.12.2013 às 07h de 30.12.2013) recebeu aproximadamente 350 ligações telefônicas para o 190, entre denúncias anônimas, ocorrências policiais e trotes.

> Foram abordadas 506 pessoas em diversos locais públicos, barreira policial e em locais de crime;

> Foram efetuadas 13 barreiras de fiscalização de trânsito em diversos locais da cidade a procura de armas, produtos ilícitos, drogas e pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça;

> Foram fiscalizados 302 veículos;

> Foram recolhidos para o depósito do Detran 09 veículos;

> Foram confeccionados 66 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo 01 por dirigir sem ser habilitado, 06 por transitar com o veículo com equipamento de uso obrigatório inoperante, 13 por estacionar o veículo em desacordo com a regulamentação estabelecida para via, 01 por entregar veículo a pessoa que não possui habilitação, 01 por transitar com o veículo com a CNH vencida a mais de 30 dias, 06 por transitar com o veículo com falta de documentação de uso obrigatório, 01 por permitir posse de veículo a pessoa que não possui CNH, 07 por dirigir veículo sob influência de álcool, 02 por utilizar buzina prolongada e sucessivamente, 01 por transitar com o veículo com CNH fora da categoria, 03 por desobedecer às ordens da autoridade policial, 01 por transportar pessoa na parte externa do veículo, 04 por transitar com veículo com as características alteradas, 03 por transitar com motocicleta sem utilização de viseira ou óculos de proteção, 05 por transitar com o veículo com calçados inadequados, 01 por transitar com o veículo efetuando malabarismo, 09 por transitar com o veículo sem a utilização do cinto de segurança e 01 por transitar com o veículo na contra mão de direção;

> Foram vistoriados 38 bares e 30 casas noturnas; 

> Foram confeccionados 35 Boletins de Atendimento (BA) de diversas ocorrências.

I. ACIDENTE DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS

No dia 29 de dezembro, por volta das 21h, a BM foi solicitada para comparecer na Rua Júlio de Castilhos, próximo ao n° 964, local onde teria acontecido um acidente de trânsito com danos materiais.

Segundo o condutor do veículo GM/MONZA, o SR T. L. N., o mesmo transitava com seu veículo pela Rua Júlio de Castilhos, sentido ( Bairro x centro), e que perdeu o controle de direção do veículo, vindo a se chocar contra os veículo VW/GOL e o veículo PEUGEOT/206, que se encontrava estacionado em via pública. Apenas houve danos materiais nos veículos. Foi confeccionada documentação pertinente ao fato.

II. ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

No dia 29 de dezembro, por volta das 11h, a BM foi solicitada a comparecer na Av. Sony Correia, nº 2372, em um estabelecimento comercial onde acabara de ocorrer um roubo. Segundo informações do proprietário o Sr D.W., informou que dois indivíduos de cor branca, armados de revólver entraram em seu estabelecimento e anunciaram o assalto. Os indivíduos estavam com o rosto coberto por uma camiseta. Um dos indivíduos pulou o balcão e agarrou o proprietário pelo pescoço e o outro ficou do outro lado do balcão com um revólver em punho. Após o roubo, levaram também uma bicicleta de um cliente que estava estacionada na frente do estabelecimento e fugiram. Foram efetuadas averiguações não sendo localizados os responsáveis pelo roubo. Segundo o proprietário, foi subtraída certa quantia em dinheiro. Foi confeccionada documentação pertinente ao fato.

III. FURTO A ESTABELECIMENTO DE ENSINO

No dia 29 de dezembro, por volta das 14h35, a BM foi solicitada a comparecer na Rua Dom Pedro II na Escola municipal Luis Antônio de Moraes, segundo a diretora do estabelecimento indivíduos desconhecidos entraram na escola e arrombaram a porta que dá acesso ao refeitório e danificaram o sistema de monitoramento do local, quebrando vários vidros das janelas, porém até o término do registro da ocorrência, não havia sido constatada a falta de qualquer objeto da escola, apenas o vandalismo. Foi confeccionada documentação pertinente ao fato.

IV. ACIDENTE DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS

No dia 29 de dezembro, por volta das 18h40, a BM foi solicitada a comparecer na Rua Mal. Floriano, n° 1783, local onde teria acontecido um acidente de trânsito com danos materiais.

Segundo o condutor do veículo FORD/KA, a Srª M. G. S., a mesma transitava com seu veículo pela Av. Mal. Floriano sentido (praia x centro), quando colidiu na traseira do veiculo GM/CHEVETTE, que transitava na frente de seu veículo no mesmo sentido, não sendo possível evitar o acidente. Apenas danos materiais nos referidos veículos. Foi confeccionada documentação pertinente ao fato.

V. ACIDENTE DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS

No dia 29 de dezembro, por volta das 20h15, a BM foi solicitada a comparecer na Rua Pinheiro Machado, n° 426, local onde teria acontecido um acidente de trânsito com danos materiais envolvendo 04 veículos.

Segundo o condutor do veículo TOYOTA/HILUX, o Sr G. B., o mesmo estava com seu veículo parado, face congestionamento no trânsito, e ocorreu um acidente envolvendo o veículo GM/CORSA e o veículo FORD/ESCORT, ocasião que o um FORD/ESCORT perdeu o controle do veículo e colidiu de frente com o seu veículo.

Segundo a condutora do veiculo GM/CORSA a Sra I.M.M.K, que transitava pela Rua almirante Barroso, quando no cruzamento com a Rua Pinheiro Machado, não observou o veículo FORD/ESCORT, que transitava sentido (Bairro x centro), ocasião que abalroou lateralmente pelo esquerda o referido veículo.

Segundo a condutora do veículo FORD/ESCORT, a Sra A. S. J., a mesma transitava com seu pela Rua Pinheiro Machado, sentido ( Bairro x centro), via preferencial, que o veículo GM/CORSA não respeitou a parada obrigatória, vindo a abalroar lateralmente o seu veículo. Com o abalroamento o mesmo perdeu o controle do veículo, e se chocou contra o veículo FORD/FIESTA e o veiculo TOYOTA/HILUX que estavam parados.

Segundo o condutor do veículo FORD/FIESTA, o Sr A. E. P., o mesmo estava com seu veículo estacionado em via pública, quando foi abalroado pelo veículo FORD/ESCORT, que perdeu o controle, vindo a se chocar contra seu veículo que estava estacionado na via. 

VI. PRISÃO DE FORAGIDO

No dia 30 de dezembro, por volta da 01h45, policiais militares quando em patrulhamento pela Rua Princesa Isabel, abordaram o indivíduo C. F. B. J, e ao efetuar a consulta junto ao sistema de informatização foi constato que o mesmo se encontrava na condição de foragido do Presídio Estadual de Camaquã deste o último dia 28. O mesmo foi encaminhado ao HPS e DP local e reconduzido ao presídio para cumprimento de sua pena.

FELIZ ANO NOVO

"A Brigada Militar de São Lourenço do Sul sente-se honrada em concluir mais um ano com êxito. Durante o ano que se encerra foram diversas as situações que enfrentamos, conseguimos combater diversos crimes, sanar inúmeros problemas e acima de tudo preservar a segurança de nossa população, um ano que sem dúvidas ficará marcado na memória de nossos homens que não mediram esforços para o desempenho do bom trabalho dentro da Brigada Militar. Nossa corporação deseja a todos um 2014 cheio de paz, prosperidade, alegrias e realizações, Feliz ano novo! São os votos da 2ª Cia do 30º BPM”.

2ª Companhia do 30º Batalhão de Polícia Militar - São Lourenço do Sul/RS

Camaquã no Túnel do Tempo: Miss Turismo da Cidade 1987

Por Júlio Antônio

Em 1987, o colunista Júlio Antônio promoveu a Miss Turismo da Cidade. O coquetel foi realizado nos ambientes do Restaurante Glória. 

Na foto vemos: Júlio Antônio, a Miss Turismo 1987, o cirurgião plástico Almir Nácul, demais candidatas e o colunista Laney Lângaro, de Passo Fundo. 

Acusados por roubo a residência são presos pela Brigada Militar em Camaquã

O proprietário impediu a ação dos criminosos, entrando em luta corporal com um deles

Na noite de domingo (29/12), por volta das 21h30, na Rua Presidente Vargas, no centro da cidade de Camaquã, após ter tido sua casa arrombada, o proprietário entrou em luta corporal com um dos ladrões e acionou a Brigada Militar, que em contato com a vítima, realizou averiguações e prendeu os três acusados pelo roubo a residência.

Identificados como Adriano Garcia de Oliveira, de 25 anos; Marcelo Westphal Boeira, de 34 anos e Marcelo Couto de Souza, de 33 anos, os acusados foram encaminhados ao HPS local e apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foram autuados pela autoridade de plantão e recolhidos ao Presídio Estadual de Camaquã.

A vítima, com lesões corporais, também recebeu atendimento médico no HPS.

Bandidos invadem residência no interior de Arambaré e roubam veículos, joias, dinheiro entre outros objetos

Na noite de sábado (28/12), por volta das 21h50, três homens invadiram uma residência na localidade de Santa Rita do Sul, em Arambaré, onde dois deles armados de revólver e encapuzados anunciaram o assalto. Ninguém ficou ferido.

Roubaram relógios de pulso, joias, telefone celular, um tablet, roupas e calçados diversos, a quantia aproximada de 6 mil reais e dois veículos; uma Ford/Ecosport branca, placas IUS 7730 e uma Fiat/Strada Fire cinza, placas IRK 9121.

Cerca de 4 Km do local do roubo, a Strada foi abandonado. A Ecosport continua em ocorrência de roubo.

A Brigada Militar realizou buscas e foi registrado o fato na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã. Ninguém foi preso até o momento.

Datas Comemorativas

Hoje (30 de dezembro) é Dia de São Rugero / Dia do Anjo Ayel.

Mensagem de Reflexão

"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha".

Confúcio

domingo, 29 de dezembro de 2013

Jacaré aparece na praia do Laranjal, em Pelotas

O réptil estava tentando sair da água em direção à areia, mas não conseguia devido à agitação da Lagoa dos Patos

Um fato inusitado e assustador chamou a atenção dos banhistas na praia do Laranjal, em Pelotas, neste domingo (29/12). Por volta das 13h30, um jacaré, provavelmente da espécie papo-amarelo, foi visto a 50 metros da orla, próximo ao posto central dos salva-vidas, na saída da avenida Rio Grande. Segundo o tenente Marcelo Santos da Silva, coordenador da Operação Golfinho na Região Sul, o animal - medindo aproximadamente 1,5 metro -, aparentava estar bastante cansado e assustado com o grande movimento de pessoas em volta. O réptil estava tentando sair da água em direção à areia, mas não conseguia devido à agitação da Lagoa dos Patos.

“Eles não costumam chegar tão perto da praia. Provavelmente ele acabou entrando na Lagoa, se perdeu e agora não conseguia sair”, afirmou o tenente. A existência de um açude próximo à região levanta suspeitas de que o jacaré tenha saído de lá.

Após a localização do bicho, os salva-vidas tentaram isolar o local, mas alguns curiosos insistiam em se aproximar do espécime para fazer fotos. “Queria tirar foto para mostrar para a família”, disse o pelotense Milton Ávila, um dos que se arriscou a chegar perto do jacaré. A Patrulha Ambiental chegou a ser chamada, mas até às 17h não havia aparecido. No fim da tarde a chuva espantou os banhistas e também o insólito visitante, não mais visto pela equipe da Operação Golfinho.

Conforme registros da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul desde a década de 1970 não se tem notícia de ataques de jacarés-do-papo-amarelo contra pessoas no Estado. A espécie está incluída na lista oficial de fauna ameaçada de extinção, constante no site do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O verdadeiro dono do pedaço

Essa não é a primeira vez que um representante da espécie Caiman Latirostris, nome científico do jacaré-de-papo-amarelo, aparece no município. O espécime é nativo da região e há pelo menos 13 anos é avistado tanto na área urbana como na lagoa, principal habitat desses animais por aqui. Apesar de buscarem locais isolados para viver, é cada vez mais comum a presença deles em pontos habitados, tendo em vista o grande avanço da ocupação humana. 

No entanto, eles oferecem poucos riscos a segurança das pessoas, já que sua alimentação inclui apenas peixes, pequenos mamíferos e aves aquáticas. Hoje, as estimativas apontam a existência de aproximadamente dez mil jacarés-de-papo-amarelo em todo Brasil, a maioria no Nordeste do país. A espécie é encontrada em todo litoral brasileiro e chega a medir três metros de comprimento. 
(Fonte: Por Daiane Santos/Diário Popular. Fotos: Éverton Sacramento)

Criança é encontrada por salva-vidas no Laranjal, em Pelotas

Um encontro entre pai e filha. Cena comum, se o local não fosse a praia do Laranjal, em Pelotas, e este momento não viesse depois de instantes de aflição envolvendo uma criança de três anos que havia se perdido na praia do balneário Santo Antonio.

O fato aconteceu neste domingo (29/12). O salva-vidas da guarita 2 estava no seu posto quando chegou uma veranista segurando a menina que apenas sabia o nome do pai e dos irmãos.

O policial caminhou por grande extensão da praia. Logo após entrou em contato com a equipe de comunicação da Operação Golfinho que o auxiliou na divulgação e se utilizou da Rádio da Praia para informar o fato às pessoas que circulavam por ali.

Outros veranistas se solidarizaram e colaboraram na busca. Em poucos minutos pai e filha se reencontraram.

O salva-vidas fez o registro e orientou o responsável pela menina quanto aos cuidados que devem ser seguidos para evitar problemas como
estes em uma praia de longa extensão e com o grande número de frequentadores que a visitam nos finais de semana. 
(Fotos e texto: Sargento Éverton Ribeiro/Ass Com Soc/Operação Golfinho no Litoral Sul)

Clique no link abaixo e leia mais notícias...

Chelsea é o grande campeão da Copa do Arroz de Futebol de Campo de Camaquã 2013

Ocorreu na manhã de muito calor deste domingo (29/12), a partir das 10h25, no campo da Sociedade Recreativa do Banhado do Colégio, a grande final da Copa do Arroz de Futebol de Campo de Camaquã 2013, entre os promissores garotos do Guarany contra a experiente e competente equipe do Chelsea.

O jogo

Segundo gol de Dieguinho

Inicia o jogo e já aos 4 minutos da etapa inicial, Dieguinho marca de falta, abrindo o placar para o Chelsea.

Nos descontos do 1º período, aos 31 minutos, ele de novo, Dieguinho ampliou de cabeça para o Chelsea. 2 a 0. O tempo da partida foi de 30 minutos para cada lado, mais os acréscimos.

No início do segundo tempo, a jovem equipe do Guarany impôs maior movimentação  para cima do Chelsea, e, aos 7 minutos Matheus avançou com a bola dominada na área do adversário e sofreu pênalti. O jogador do Chelsea, Rômulo, recebeu cartão amarelo pela falta cometida e Tainã não desperdiçou a cobrança de penalidade máxima, descontando para o Guarany; 2 a 1.

Na experiência, o Chelsea controlava a partida e impunha seu ritmo de jogo, quando aos 26 minutos, Dieguinho mais uma vez de falta marcou seu terceiro gol na partida e ampliou para o Guarany; 3 a 1.

Aos 30 minutos o Guarany ainda descontou com Toninho numa bola desviada na zaga, mas já era tarde. Chelsea 3 a 2, e campeão da Copa do Arroz de Futebol de Campo de Camaquã 2013.

Estiveram presentes, o prefeito João Carlos Fagundes Machado e os secretários municipais, Tiago Camerini (Desporto e Juventude) e Paulo Renato Freitas dos Santos (Transportes), onde procederam a entrega das taças e medalhas aos campeões, vice-campeões e 3º colocados da Copa do Arroz e da Bocha. 
(Fotos: Juares da Luz/BJ)

Ficha Técnica

Jogo: Guarany 2 x 3 Chelsea

Data: 29.12.2013

Hora: 10:25 h

Local: Campo da Sociedade Recreativa do Banhado do Colégio 

Guarany jogou com: Hyagner, Daniel, Renan, Wagner, Matheus e Gabriel, Lauro, Thalis (Toninho), Tainã, Diego (Mônaco) e João Pedro (Yuri). Técnico: Jorge Nogueira.  

Chelsea jogou com: Igor, Gabriel, Roger, Rômulo (Maurício), Bicudo, Cristian, Júnior, Dieguinho, Renan, Juninho (Réges) e Marcelinho (Rafinha). Técnico: Ederaldo Thurow

Cartão amarelo: Gabriel e Lauro para o Guarany e Igor, Rômulo, Renan, Maurício e Rafinha (2x) para o Chelsea. 

Cartão vermelho: Rafinha (2 cartões amarelos) para o Chelsea.

Arbitragem: Nílson Marques, Ricardo Lemos e Alexandre Fontes (trio de Bagé/RS)

Cronometrista e anotador: Carlos Maciel Medeiros e Sandro Santos