segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Espaço de Saúde: tratamento para disfunção da ATM

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta

A ATM (articulação temporomandibular) é uma articulação entre os ossos temporais do crânio e os côndilos da mandíbula (osso da mastigação). A fisioterapia tornou-se parte integral da abordagem interdisciplinar no tratamento da dor e da disfunção associadas com a desordem temporomandibular e outras condições de dor orofacial.

A fisioterapia tem como objetivo evitar a cirurgia, reposicionar a mandíbula ao crânio para melhorar a função, minimizar a dor muscular, melhorar a amplitude de movimento, melhorar a postura, reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula, reduzir a inflamação, reduzir a carga na articulação temporomandibular e fortalecer o sistema musculoesquelético. A primeira medida fisioterapêutica consiste na educação do paciente a respeito da natureza do seu problema e da maneira para reduzir os sintomas, diminuindo a intensidade da atividade dos seus músculos mastigatórios. Após a utilização de determinados recursos fisioterapêuticos para reduzir ou eliminar a dor são ensinados ao paciente os exercícios para o relaxamento que deverão ser supervisionados pelo fisioterapeuta e que deverão ser realizados periodicamente. 

O tratamento cinesioterapêutico através de exercícios isométricos, istônicos, resistidos e alongamentos tem por finalidade alongar, fortalecer, promover propriocepção e coordenação da musculatura envolvida. Na eletroterapia temos: o TENS e Corrente Interferencial (analgésicos), o Laser (analgésico, anti-inflamatório, antiedematoso e cicatrizante) e o Ultra-som (diminuição da rigidez articular, aumento do fluxo sanguíneo, reduzir espasmo muscular e promove processos de cicatrização). A utilização da crioterapia (gelo), numa fase aguda, talvez traga muitas controvérsias, devido à proximidade da articulação temporomandibular com o meato acústico externo, mas seguindo-se com cautela não existe nenhum empecilho para que se utilize desta técnica. 

Fica claro que a fisioterapia pode aumentar o instrumental terapêutico do orto-dentista, em certos distúrbios dolorosos e disfuncionais do sistema mastigatório. 

Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, 759
Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã/RS
Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270

Nenhum comentário:

Postar um comentário