terça-feira, 1 de outubro de 2013

Espaço de Saúde: saiba o que é Espondilólise e Espondilolistese

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta
 
A parte baixa da coluna é chamada de região lombar. Ela é formada por cinco ossos, chamados vértebras lombares. A vértebra possui duas grandes partes, uma parte sólida, chamada de corpo vertebral e um anel ósseo, pelo qual passam a parte inferior da medula e os nervos. Entre os corpos das vértebras existe um material para absorção de impacto, chamado disco intervertebral.

A espondilólise é a fratura de um ou dois lados do anel da vértebra. A espondilolistese é o deslocamento anterior da vértebra, que é permitido pela fratura dos dois lados do anel vertebral, em crianças é mais comum ocorrer entre a 5º vértebra lombar e o sacro. A espondilólise e a espondilolistese ocorrem com maior frequência, entre os jovens e adultos, nas 4º e 5º vértebras lombares e, principalmente, em pacientes que participam de atividades que aumentam o estresse nesta região, por exemplo, os esportistas. São resultantes de movimentos repetitivos de extensão da coluna (dobrar as costas para trás). Isso causa o enfraquecimento dos anéis das vértebras lombares, eventualmente levando a uma fratura deles. A espondilólise e a espondilolistese podem ser assintomáticas (sem sintomas) ou apresentarem sintomas muito leves, mas pacientes adolescentes e adultos podem desenvolver dor intensa nas costas, com irradiação posterior para o joelho ou abaixo dele e que piora ao ficar de pé. Essa dor pode, ainda, ser constante ou intervalada.

Durante o período de dor aguda o médico poderá prescrever medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos e fisioterapia. Casos sérios de espondilolistese podem requerer cirurgia. A espondilólise e a espondilolistese são problemas crônicos. É importante manter a coluna na melhor condição física possível e manter um bom peso corporal. A melhor maneira de evitar esses problemas é manter os músculos da coluna e abdômen fortes e evitar ficar acima do peso ideal. Em casos de espondilólise é possível evitar que ela progrida para uma espondilolistese fazendo exercícios para a coluna e evitando atividades que forcem a extensão das costas para trás, o método Pilates é uma boa dica de tratamento.

O objetivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao esporte ou à atividade aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente. Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou à atividade, não existe um tempo exato, mas quanto antes o médico for consultado, melhor. Para retornar ao esporte ou à atividade é preciso possuir total alcance de movimento, igual o que tinha antes da lesão e conseguir correr, saltar e girar sobre o tronco, sem sentir qualquer dor.

O fisioterapeuta é o profissional capacitado a realizar a reabilitação física nesses casos. A fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir os objetivos, como: analgesia, fortalecimento muscular, estabilização, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, etc., e por isso, o tratamento não deve ser feito sem a supervisão de um profissional. A quiropraxia também é um tratamento alternativo nesse caso.

Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves,
nº 759. Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã/RS.
Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270.

Nenhum comentário:

Postar um comentário