terça-feira, 22 de outubro de 2013

Espaço de Saúde: prótese de joelho - Artroplastia Total de Joelho (ATJ)

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta

A Artroplastia total de joelho (ATJ) é uma cirurgia comum e com excelentes resultados, realizada em pacientes com artrose degenerativa do joelho. É uma cirurgia que tem como objetivos substituir uma articulação "doente". A cartilagem articular danificada é substituída por peças de metal e plástico (próteses). Certos fatores como idade, osteoporose ou se há grande deformidade no joelho irão determinar o tipo de prótese mais adequado para cada paciente.

As indicações mais comuns para realização da ATJ são a presença da dor e impotência funcional e não há chance de melhora com outros tratamentos. Geralmente são pacientes com artrose, artrite reumatoide ou osteoporose degenerativa dos joelhos que tiveram insucesso com tratamento conservador. Com a ATJ o paciente deve melhorar o quadro de dor e recuperar os movimentos necessários para as atividades de vida diária (ex: para sentar, andar, subir e descer escadas, entre outros).

Orientações devem ser seguidas antes da cirurgia (pré-operatório). Alguns exercícios devem ser realizados em casa enquanto aguarda a cirurgia. Os exercícios orientados pelo fisioterapeuta são fundamentais para o sucesso da cirurgia, reserve pelo menos 30 minutos por dia para eles. O tratamento pós operatório deve seguir na clínica de Fisioterapia, onde o protocolo terá continuidade de acordo com as fases da reabilitação. Vale ressaltar que na recuperação pós-ATJ a Fisioterapia tem papel fundamental. 

O fisioterapeuta é o responsável pela reabilitação funcional, visando o retorno o mais breve possível às atividades cotidianas. Consulte o seu médico, ele certamente indicará a Fisioterapia no pós-ATJ. 

Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, 759. Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã/RS.
Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270.

Nenhum comentário:

Postar um comentário