segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Espaço de Saúde: Pilates; “melhora a flexibilidade, a postura e o equilíbrio corporal”

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta
 
 
O método Pilates apresenta muitos benefícios que visam à prevenção e a redução dos riscos de lesões, além de trazer alívio às dores crônicas, especialmente os problemas de coluna. A técnica abrange todo o corpo de maneira uniforme e busca fortalecer, equilibrar e alongar a coluna vertebral, proporcionando descompressão das tensões existentes.

É indicado às pessoas saudáveis ou com patologia, pois a aula será direcionada para a necessidade ou objetivo de cada um. Por ser uma atividade que não apresenta impacto às articulações, podem se beneficiar os idosos, os portadores de artrose, artrite reumatoide, artroplastia, discopatia degenerativa, Mal de Parkinson, incontinência urinária, osteopenia, osteoporose, entre outros.

Os principais objetivos do método são ganho de coordenação, força, flexibilidade, equilíbrio e resistência muscular. A consciência corporal, ajuste da postura, melhora da respiração e tonificação dos músculos, estes são só alguns dos benefícios que o Pilates traz para seu corpo, mas o mais interessante do Pilates é o tratamento de reeducação neuromuscular.

É importante ter um instrutor de Pilates ao lado para se alcançar o objetivo e não prejudicar alguma dor que já exista. Há certos exercícios restritos, no caso de hérnia de disco, osteoporose, entre outros. Cabe ao fisioterapeuta ou educador físico avaliar e prescrever aqueles que se adaptam melhor.

Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, 759. Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã.
Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270.

Nenhum comentário:

Postar um comentário