domingo, 8 de setembro de 2013

Prosseguem as buscas a corpo de barqueiro desaparecido na Lagoa dos Patos, em Tapes

O aposentado da Polícia Civil, Mauro Cícero d'ávila Santos, de 63 anos, permanece desaparecido na Lagoa dos Patos. Ele e um amigo, L.F.P, de 74 anos navegavam pelo canal da lagoa em direção à Lagoa Mirim, na quinta-feira (05/09), quando por volta das 11h da manhã, um incidente com um mastro que dá sustentação à vela, do barco, Galo Cinza, de sua propriedade, decorrente dos fortes ventos, teria lhe atingido a cabeça.

O incidente teria ocorrido, quando os amigos estavam navegando na altura da localidade de Capão da Moça, conhecido pelos barqueiros locais por canal do ‘40’. Segundo relatos apurados pela reportagem do Online, Mauro ainda teria solicitado, ainda na água, socorro ao amigo, para que jogasse uma bóia de salvamento.

Porém, ao retornar ao ponto onde Mauro caíra, o amigo L.F. P, não avistou mais o corpo da vítima. O incidente aconteceu numa distância de cerca de 2,5 quilômetros do Clube Náutico Tapense (CNT), onde Mauro, por pelo menos 10 anos, ancorava seu veleiro.

Ainda de acordo com funcionários do CNT, na ocasião, não houve contato entre a embarcação e o CNT, tanto por via rádio, quanto por telefone celular, para solicitar socorro. Sem sucesso, o amigo conseguira retornar ao CNT, onde fez o registro da fatalidade às autoridades.

Uma busca, através de outros barqueiros ainda tentou, sem êxito, encontrar o corpo da vítima. Familiares de Mauro Cícero Santos foram comunicados do ocorrido no mesmo dia. As buscas ao corpo tiveram início naquele dia, e reúne até este momento, sábado (7), Bombeiros das cidades de Camaquã e de Tapes.

Ajuda aérea

Desde a sexta-feira (06/09), um helicóptero da Marinha do Brasil, do Grupamento de Salva-Mar se incorporou ao resgate ao corpo de Mauro Cícero Santos. Segundo o capitão da Marinha e piloto da aeronave de resgate, Cataldo, que pilota um helicóptero, Esquilo, com três tripulantes, a orientação da Capitania dos Portos de Rio Grande, do 5º Distrito Naval, unidade responsável pelos salvamentos nas águas dentro dos três estados do sul, as buscas devem seguir ainda neste final de semana.

Ele acredita que, como acontece em casos semelhantes, o corpo retorne à tona em até 48 a 72 horas. A equipe de salvamento é composta por mergulhadores, embarcações, uma embarcação da Marinha, mais esta aeronave. O caso é investigado pela Polícia Civil. (Fonte: Online Comunicações).

15 comentários:

  1. Rezem todos para que achem meu tio, pois estamos todos muito angustiados.

    ResponderExcluir
  2. História meio mal contada por este outro senhor que o acompanhava. E o rádio? Não usou por que? Olha o tempo que perdeu! E uma hora ele caiu e pediu ajuda, outra hora o mastro bateu na cabeça. Será que ele estava mesmo consciente quando caiu? Se ele estava ajustando a vela de proa como o mastro bate na cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, achei tudo muito estranho mesmo,uma édito uma coisa depois outra.

      Excluir
    2. Que papo besta eh este ? Vai ver mesmo que vcs estão assistindo um filme ... Amigos como irmãos estes dois ...

      Excluir
  3. É muito triste, perder um amigo tão querido e importante para nossas vidas. Rezo a Deus que lhe dê descanso e paz, para que sua alma encontre o caminho do amor do nosso Pai Eterno. Nossas vidas não serão mais as mesmas,o vazio que se fez agora nunca será preenchido. Oh meu Deus primeiro nossa mãe a quem o Mauro queria tanto bem, e agora ele que trazia tanta alegria a nossa casa aqui no estacionamento. É a dor da perda mais uma vez...
    Querido amigo e irmão “Que a estrada se abra à sua frente, que o vento sopre levemente às suas costas, Que o sol brilhe morno e suave em sua face. Que a chuva caia de mansinho em seus campos... E, ate que nos encontremos de novo, Que Deus lhe guarde na palma de Suas mãos.”

    ResponderExcluir
  4. É muito triste,a dor da perda se fazendo presente em nossas vidas mais uma vez e em um espaço de tempo tão curto. Oro a Deus nosso Pai amado que nos ajude dando força para superar esta perda e compreender a "morte". Que dê ao nosso querido amigo o descanso e a paz merecida, pois ele aqui sempre foi um homem bom, querido e amado por muitos sendo importante demais para todos.
    Ficaremos com um vazio enorme em nossos corações que nunca será preenchido, porque você mauro era único.
    Querido amigo e irmão “Que a estrada se abra à sua frente, que o vento sopre levemente às suas costas, Que o sol brilhe morno e suave em sua face. Que a chuva caia de mansinho em seus campos... E, ate que nos encontremos de novo, Que Deus lhe guarde na palma de Suas mãos.” Descanse em Paz

    ResponderExcluir
  5. Realmente, história muito mal contada... desconectada... o que aconteceu antes entre eles antes disso? Será que estava tudo bem entre eles? Nenhum desentendimento? Porque se ele pediu ajuda, porque não jogou a boia na hora? E o rádio? Celular? Se o mastro bateu na cabeça ele não deveria estar inconsciente?
    Pela família que sofre, acho que deveria ter uma investigação!

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe dizer se houve perícia no barco e no carro deste Sr.?Pelo que soube ele foi para Tapes na noite anterior e foi encontrado com sapatos que usava na cidade.Muito estranho!!!!

    ResponderExcluir
  7. Que tragédia! E tem gente falando que este Sr. não devia ter experiência.. Pelo que sei são 15 anos lidando com barco.Cair assim?

    ResponderExcluir
  8. muito estranho é não terem conseguido jogar uma boia, colete, sei lá, qualquer coisa para salva~lo. Ele sabia nadar não !!!!!

    ResponderExcluir
  9. MUITO ESTRANHO MORRER AFOGADO DESTA MANEIRA, AINDA MAIS QUANDO SE SABE NADAR!!!!!!!!! TEM QUE HAVER UMA INVESTIGAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Estranho né!!!!! uma pessoa que sabe nadar morrer afogada !!!!!!!! não conseguirem jogar uma boia, colete, sei lá qualquer coisa, que estória mal contada merece uma investigação não pode passar em branco de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  11. Me falaram que este velejador tinha todos equipamentos para resgaste.O que será que aconteceu?O meio náutico deve estar chocado com este acontecimento.

    ResponderExcluir
  12. Também estou achando tudo estranho e me falaram que ele chegou na madrugada no náutico.

    ResponderExcluir
  13. Sera que a policia esta investigando esse caso, essa familia tem o direito de saber o que aconteceu realmente com seu ente querido, eles ao querem saber de fato o que aconteceu,

    ResponderExcluir