quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Policial militar atleta do 4º BPM: opção de vida em destaque

Participar de corridas, de competições de ciclismo, nadar e encontrar uma criança perdida. Temas desconexos que parecem não ter relação alguma se não falássemos de um policial militar do 4º BPM que é atleta desde “pequenininho” e que está no último semestre de Educação Física, mas que encontrou na Brigada Militar (BM) a profissão para a vida toda, jurando servir e oferecer o seu trabalho a garantir a segurança da sociedade.

Diego Mota de Carvalho, 32 anos, natural de Pelotas/RS, está na Brigada Militar desde 2006 e – como Policial Militar (PM) - esteve no mês de setembro participando do Circuito de Corridas do Sesc, em Pelotas, representando o 4º BPM que, em fevereiro de 2014 completa 90 anos de criação.  
 
No dia 20 de setembro, durante as comemorações da Semana Farroupilha de Pelotas, depois de ouvir o anúncio de uma criança perdida e saber do desespero do pai, quis o destino que fosse o PM Diego a encontrá-la entre milhares de pessoas. Instinto; atenção; ou a mão protetora e o destino – juntos – para devolver a criança aos pais e lhe garantir um futuro mais seguro, saudável?

O esporte e o militarismo sempre existiram na vida deste jovem que, quando criança e adolescente adorava correr. Em sua adolescência foi para o IFSul (à época Escola Técnica) e integrou a equipe de atletismo, quando teve o contato com suas primeiras rústicas.

No Exército Brasileiro, onde esteve por sete anos, de soldado a sargento temporário, foi destaque como primeiro colocado no curso de cabos e de sargentos. Durante o período em que esteve no Pelotão de Segurança da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada sempre foi referência, mas marcante também foi a possibilidade de integrar as equipes de atletismo, pentatlo militar, orientação, tiro de fuzil e natação.  
 
Na Brigada Militar, no ano de 2007, com apenas um ano de serviço, foi selecionado entre os melhores policiais do Batalhão e participou de provas intelectuais, físicas e de tiro policial, competindo com outros militares de 28 municípios, sendo agraciado com o título de PM Padrão da área do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO/Sul).

Deu prosseguimento à sua carreira militar. Atuou no Pelotão de Operações Especiais (POE) por mais de quatro anos, esteve entre os selecionados para o Gate da BM, tem participação permanente como salva-vidas durante a Operação Golfinho, desde 2006, exerce atividades administrativas junto à Subseção de Recurso Humanos da Unidade e tem como objetivo ascender na carreira militar. “Gosto da Corporação. Mesmo tendo outras possibilidades, quero me qualificar na BM e poder fazer a minha história vestindo esta farda que tenho tanto orgulho”, comentou Diego.  
 
O militar entre uma escala e outra, sempre consegue um espaço para as competições que, com recursos próprios, investe e o esforço resulta na conquista de títulos e medalhas.

Diego, afirma que sua vida como atleta e como policial, têm íntima relação pelo desafio de cada novo percurso. Há cinco anos é filiado à Federação Gaúcha de Triatlo (natação, corrida e ciclismo); em 2011 foi campeão gaúcho de triatlo e atualmente ocupa a 2ª posição da
categoria. No duatlo (corrida e ciclismo) é o 3º no ranking gaúcho.


Em meio a sua jornada, a rotina do “policial atleta” o leva a concluir mais um dia de serviço, certo de sua missão cumprida. Retira a farda, prepara a bicicleta e – no rumo certo – segue o destino vitorioso, marcado pelo esforço e determinação, em busca de futuras conquistas. (Fonte: Ass Com Soc 4º BPM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário