quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Espaço de Saúde: Uso de salto alto pode prejudicar a postura

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta 
 
Ao usar o salto alto a mulher muda o eixo de gravidade para frente, diminuindo a base de apoio para os dedos dos pés, o que pode causar o encurtamento nos músculos tríceps surais (panturrilhas), tendinite, fraqueza muscular, ruptura de ligamentos, entorse de tornozelo (virada de pé), esporões de calcâneos. Pode gerar também a hiperlordose lombar, problemas de quadril, dores nos joelhos, calosidades, joanetes e unhas encravadas, caso o sapato tenha bico fino.

O sapato ideal está longe de ser bonito, eles deveriam ter no máximo quatro centímetros de altura, com formato largo nos dedos e de preferência com bico quadrado, e para completar o salto também deveria ser quadrado, pois garante mais estabilidade. Não são somente os sapatos de salto alto que prejudicam os pés, as sandálias rasteiras não suportam os impactos, além de o pé ficar solto e o peso corporal permanecer localizado no calcanhar. O uso de salto deve ser vetado para crianças e adolescentes, pois o corpo ainda está moldando a postura. Quanto mais cedo se iniciar o uso do salto, mais problemas haverá no futuro, já que na fase de crescimento ósseo pode causar comprometimento do alinhamento postural e da biomecânica normal da marcha (caminhada).

Para aliviar as dores dos pés são recomendados exercícios e alongamentos que podem ser feitos puxando uma toalha ou com um pedaço de corda com as mãos. Além disso, pôr os pés em uma bacia com água morna ajuda a aliviar as dores. Outra boa dica é colocar pedrinhas ou bolinhas de gude na bacia e fazer movimentos para frente e para trás com os pés, pois ajudam a relaxar. A colocação de proteção nas áreas de atrito, tais como protetores de gel e órteses (talas) para distribuição das pressões nas saliências ósseas são boas dicas para o alívio de calos e joanetes.

Caso o desconforto nos pés não diminua com essas “dicas caseiras” e as dores nas costas persistirem, podem-se buscar tratamentos alternativos como a Fisioterapia, a Quiropraxia e a Massoterapia para o alívio das dores.

Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, nº 759 em Camaquã/RS. Atendimento clínico e domiciliar. Fone: (51) 3671 6843.

Nenhum comentário:

Postar um comentário