terça-feira, 24 de setembro de 2013

Espaço de Saúde: Hálux Valgo “joanete” tem tratamento

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta 

O hálux valgo, popularmente chamado de "joanete", é uma deformidade articular do primeiro dedo do pé (dedão), chamado de hálux. Esta alteração se dá por uma inclinação do dedo no sentido de aproximação com o segundo dedo.

Inicialmente a alteração é discreta, mas os primeiros sinais são dor e vermelhidão na região da articulação entre o metatarso (osso do pé) e a falange do hálux (dedo). Também se pode observar uma proximidade maior do hálux com o segundo dedo. Em casos mais graves, o hálux chega a ficar sobreposto com o segundo dedo, o que gera muita dor e um comprometimento funcional e social.

A incidência principal dessa patologia é em mulheres de 40 a 50 anos, sendo referida como principais sintomas a dor sobre a bursa e a dificuldade de utilizar alguns tipos de calçado. O calçado pode influenciar negativamente quando o seu formato “empurra” ainda mais o hálux em direção ao segundo. O pé plano, conhecido como "pé chato", também pode contribuir para o aparecimento do joanete.

As causas podem ser divididas em: Intrínsecas (ligadas a pessoa): destacam-se os fatores genéticos (história familiar), doenças sistêmicas pré-existentes (artrite reumatoide ou outras doenças reumáticas), anatomia óssea do pé (pés planos), frouxidão ligamentar etc. As causas Extrínsecas (fatores externos): principalmente o uso de calçados inadequados, com destaque para o sapato de salto alto e ponta fina.

O tratamento do hálux valgo poderá ser conservador ou cirúrgico. Ao detectar o aparecimento das primeiras alterações, deve-se procurar um especialista, podendo ser um ortopedista ou fisioterapeuta, para receber orientações sobre órteses e tratamento. O método conservador (fisioterapia) consiste em: medidas anti-inflamatórias e analgésicas como o uso de TENS, corrente interferencial, laser, crioterapia (gelo), ultra-som, entre outros. Técnicas manuais como a mobilização intra-articular, o alongamento e fortalecimento das pernas. Medidas de prevenção como o uso de órtese de proteção (tala) ou bandagem corretiva à noite, uso de espaçador interdigital e evitar uso de calçados bico fino e salto alto.

Quando o tratamento conservador não é bem sucedido pode-se recorrer ao tratamento cirúrgico. É importante realizar um pré e pós-operatório para que a intervenção cirúrgica obtenha sucesso. A fisioterapia pós-cirúrgica é fundamental para o retorno do paciente às atividades de vida diária.

Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, nº 759, em Camaquã/RS. Atendimento clínico e domiciliar. Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270.

Nenhum comentário:

Postar um comentário