segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Agergs reúne autoridades mundiais do saneamento em Santa Maria

A Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS) reúne autoridades mundiais do Saneamento Básico em Santa Maria para a reunião técnica “Regulação e Saneamento”. O evento acontece no dia 07 de outubro, a partir das 13h, no Plenário da Câmara Municipal da cidade, na Rua Vale Machado, nº 1415, em Santa Maria, e é voltado às Prefeituras e Câmaras Municipais do Rio Grande do Sul, sendo realizado com a parceria da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS) e da Uvergs (União dos Vereadores do RS).

Palestram no encontro os engenheiros Jaime Baptista, Presidente do Conselho Deliberativo da Ersar (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos de Portugal) e Alceu Galvão, Coordenador de Saneamento Básico da Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará), assim como o conselheiro-presidente da Agergs, Juarez Molinari, que coordenará os painéis.

O objetivo do encontro é apresentar as ferramentas da regulação para a evolução dos índices de qualidade do saneamento através de experiências práticas. “Somos parceiros das Prefeituras na busca da constante qualificação do serviço de saneamento, e queremos levar a todos as experiências exitosas no Rio Grande do Sul, no Brasil e no Mundo”, afirma Molinari. Após as apresentações haverá espaço para um entre os presentes para esclarecer as dúvidas pertinentes a cada região.

Abrindo o encontro o presidente do Conselho da Ersar, Jaime Baptista, apresentará as práticas adotadas em Portugal para regular o saneamento básico, com indicadores de qualidade e ações de fiscalização do serviço. Alceu Galvão, coordenador de Saneamento da Arce, falará sobre a elaboração e execução do Plano Municipal de Saneamento Básico, documento fundamental para a boa execução do contrato do Município. Antes do debate, o diretor-geral da Agergs, Ricardo Pereira da Silva, apresentará as ações nos Municípios regulados, que somam mais de 250 no Estado, e os procedimentos para a reunião de documentação para conveniar com a Agência.

No mesmo período a Agergs realiza, também em Santa Maria, o X Seminário de Usuários Voluntários, que acontece no dia 08 de outubro, a partir das 13h, no Auditório da Antiga Reitoria da Universidade de Santa Maria, no Centro, na rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1184. E em Porto Alegre, nos dias 03 e 04 de outubro a Agência recebe em sua sede, na Avenida Borges de Medeiros, 659, 14º andar, a Câmara Técnica de Saneamento da Abar (Associação Brasileira de Agências de Regulação). (Fonte: Ass Com Soc Agergs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário