terça-feira, 20 de agosto de 2013

Espaço de Saúde: Síndrome do Túnel do Carpo

Por Douglas Decavata 
Fisioterapeuta

A síndrome do túnel do carpo (S.T.C.) é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo (estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço). Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e a S.T.C.

A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatóide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da S.T.C.

O principal sintoma é a parestesia (uma sensação de formigamento, de dormência), que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente na área de enervação do nervo mediano. A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara ou digitar no teclado do computador.

O tratamento médico leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese (tala) para imobilizar o punho, o uso de antiinflamatório não-hormonal e reabilitação fisioterapêutica. Na fisioterapia o paciente faz uso da eletroterapia, alongamentos, bandagens e exercícios cinesioterapêuticos específicos. Se não houver melhora significativa com essas terapias, aplica-se cortisona dentro do canal do carpo. Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia. Algumas dicas de prevenção são importantes, tais como:

* Tente evitar atividades que impliquem movimentos repetitivos de flexo-extensão do punho e alongue a musculatura do antebraço antes, durante e depois da jornada de trabalho;

* Lembre-se de que alterações dos hormônios da tireoide e doenças como diabetes podem acarretar neuropatias compressivas. Procure o médico se tiver sensação de formigamento nas mãos;

* Sente-se corretamente e apoie braços e punhos quando usar o computador. Não se esqueça de que seu uso inadequado é um fator de risco para L.E.R. e a S.T.C.

Clínica Max Peres Dias. Av. Bento Gonçalves, nº 759, em Camaquã/RS. Atendimento clínico e domiciliar. Fone: (51) 3671-6843.

Nenhum comentário:

Postar um comentário