terça-feira, 6 de agosto de 2013

Espaço de Saúde: o uso do cinto de segurança diminui o risco de lesão no trânsito!

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta
 
A legislação de trânsito que obrigou o uso do cinto de segurança foi muito importante. Sem dúvida, o cinto de três pontas reduz a incidência de lesão na coluna. Estudos indicam que cintos de colo ou cintos de três pontos diminuem o risco de lesões sérias ou fatais em 40 e 55%.

Além disso, os bancos do automóvel com apoio para cabeça também ajudaram a diminuir os casos das lesões em “chicote”, tais como: traumatismo craniano e raquimedular, além de fraturas em pernas e braços, lesões tratadas nas clínicas de fisioterapia. Como se sabe, a desaceleração rápida do veículo faz com que a cabeça do indivíduo seja jogada para frente e para trás num movimento brusco que lesiona a parte ligamentar da coluna provocando luxação ou deslocamento de uma vértebra sobre a outra, o que pode lesar as estruturas nervosas localizadas no estojo ósseo da coluna. Algumas vantagens do uso do cinto de segurança no trânsito são:

> Se o carro pegar fogo ou cair num rio, com o cinto há mais chances de se permanecer consciente e escapar do veículo;
 
> O que mais dificulta a saída do veículo são as ferragens retorcidas. O fecho do cinto é acionado com extrema facilidade.

> A probabilidade de sobrevivência com o cinto é cinco vezes maior que sem ele;

> Numa colisão a 20 km/h, nosso corpo é arremessado contra o volante, painel e para-brisa com a força equivalente a seis vezes o peso do nosso corpo.

> Habitue as crianças a usarem o cinto, os bons hábitos devem começar na infância;

> Habitue-se a colocar o cinto sempre, mesmo para pequenas distâncias, imprevisto não têm hora;

> Exija que os passageiros do seu carro usem o cinto de segurança, o condutor é responsável pela segurança de todos;

> É obrigatório o uso do cinto por todos os ocupantes do veículo, infração de trânsito grave.

> O cinto é a melhor proteção que se pode oferecer dentro de um veículo para a gestante e seu bebê;

> Evita que você seja arremessado para fora do veículo e venha a sofrer graves lesões ou morra;

> Evita lesões no globo ocular, rosto, tórax, cabeça.

Uma maneira de saber se o cinto está funcionando corretamente: devemos iniciar o procedimento de colocá-lo, quando a fivela estiver na altura do peito, puxaremos rapidamente, com força, para frente, se ele estiver bom, deverá “travar”, se não for o caso, você deverá procurar oficina competente para o conserto ou troca. O cinto dá firmeza, mantém o motorista na posição correta de dirigir e ameniza o cansaço. Fique atento a essas dicas e seja um motorista mais consciente.

Ft. Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias. Av. Bento Gonçalves, nº 759, em Camaquã/RS. Também atende a domicílio. Fone: (51) 3671-6843.

Nenhum comentário:

Postar um comentário