segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Espaço de Saúde: Dedo em Gatilho tem tratamento?

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta 
 
No programa Bem Estar da Rede Globo do dia 26 de julho um dos temas foi “dedo em gatilho, tem tratamento?”. O dedo em gatilho é uma lesão muito comum da mão, e é um tipo de tendinite que encontramos nos tendões flexores dos dedos. O fato de ser comum essa lesão está diretamente relacionado à arquitetura dos tendões da mão, que apresentam reforços para que esses não desgrudem muito na hora de fazer a força para flexão.

A inflamação destes tendões flexores é que vai ao longo do tempo piorando o estado da bainha destes tendões (um tipo de cobertura que existe para conter os tecidos). Isso pode ser agravado por esforços repetitivos, e no pior dos casos o dedo começa a travar quando se fecha a mão. Para abrir, precisamos eventualmente forçar a mão, e o dedo abre de forma abrupta. Por isso é que essa lesão é chamada de dedo em gatilho, pois depois que fica travado em flexão ele somente estende de forma brusca, parecendo um gatilho de revólver.

O tratamento no início é simples, com medidas medicamentosas para diminuir a dor, como analgésicos e antinflamatórios. Fisioterapia ajuda muito, principalmente quando se faz alongamentos e medidas gerais para diminuir a inflamação e melhorar a dinâmica do tendão. O fisioterapeuta realiza técnicas específicas, tais como: eletroterapia, alongamentos, mobilizações intra-articulares, entre outros exercícios cinesioterapêuticos. O terapeuta ocupacional também pode fazer parte do processo de reabilitação.

No tratamento médico a infiltração com corticoide é uma boa alternativa para diminuir a inflamação e a dor. Alguns casos somente resolvem com cirurgias, e hoje em dia elas são cada vez menos invasivas. Existem até mesmo alguns procedimentos que podem ser feitos com anestesia local.

Clínica Max Peres Dias. Av. Bento Gonçalves, nº 759, em Camaquã/RS. Atendimento clínico e domiciliar. Fone: (51) 3671-6843.

Nenhum comentário:

Postar um comentário