terça-feira, 27 de agosto de 2013

Espaço de Saúde: cuide da postura durante o sono!

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta 
 
O sono é fundamental para o nosso corpo e saúde. Dormir bem melhora a qualidade de vida e ainda deixa o corpo mais bonito. Passamos um terço da vida dormindo e por isso devemos manter uma boa postura durante o sono.

A noite é o momento que nossos músculos e articulações têm para descansar. Por esse motivo é preciso cuidar muito bem da coluna vertebral, pois diversos distúrbios provocados por má postura afetam essa região. Duas posições são indicadas durante o sono: decúbito dorsal e decúbito lateral, já o decúbito ventral é contraindicado. Decúbito é o nome que damos à posição do nosso corpo quando está deitado.

Quando estamos em decúbito dorsal (barriga para cima), nosso pescoço fica tensionado por causa do travesseiro. Além disso, com os joelhos estendidos há uma sobrecarga na região lombar. Para deixar essa posição mais próxima do ideal, o correto é colocar um travesseiro embaixo dos joelhos e o travesseiro de cabeça não deve ser muito rígido, para que a curvatura do pescoço seja respeitada. Mas mesmo assim essa não é a postura melhor para dormir.

Outra postura bem comum e que parece provocar um “super-relaxamento”, é o decúbito ventral (barriga para baixo). É uma das piores maneiras que há, pois quem dorme assim tem sérios riscos de ter dores cervicais (pescoço) e lombares em médio prazo. Se você dorme assim, abandone já, pois além de prejudicar a cervical, a lombar também é prejudicada, pois há uma tensão nas musculaturas dessas regiões.

O decúbito lateral (de lado) é a melhor posição para dormir e algumas dicas podem fazer milagres por suas horas de sono. Nesse caso, atente-se ao travesseiro. Ele não pode ser muito mole nem muito rígido. Precisa ser macio para permitir que sua coluna repouse e acompanhe suas curvas nele. Ele deve ter a altura correspondente a distância entre seu ombro e pescoço. Outra dica importante é colocar um travesseiro fino entre os joelhos para garantir o nivelamento do quadril. Coloque também um travesseiro entre os braços. Essa dica garante o alinhamento dos braços.

Essas condutas exigem serem treinadas, até que seu corpo acostume e não volte mais para a posição errada. Tenha certeza que, com essas pequenas mudanças, seu corpo será mais saudável.

Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, nº 759, em Camaquã/RS. Atendimento clínico e domiciliar. Fone: (51) 3671 6843.

Nenhum comentário:

Postar um comentário