domingo, 28 de julho de 2013

Grupo de jovens camaquenses participa da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro

Um grupo de aproximadamente 20 jovens camaquenses liderado pelo padre José Inácio Sant'Anna Messa, assim como outros tantos do mundo todo, também está participando da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. O grupo de jovens católicos denominado "Amigos do Padre Messa" realizou sua última reunião preparatória ainda em Camaquã no sábado (20/07), ocasião em que os peregrinos ajustaram os últimos detalhes para a viajem.

Na madrugada do domingo (21/07), o grupo embarcou rumo ao Rio de Janeiro - foi com antecedência ao evento a fim de se estabelecer e ajudar na organização -, e após longa e cansativa viajem, os jovens chegaram no Rio por volta das 12h.

Na chegada, a maior parte do grupo alugou uma van e foi à Paróquia acolhedora, levando todas as malas. A outra parte foi ao Sambódromo, onde é feita a retirado dos kits (mochila, boné, camiseta, cartões de transporte e alimentação...), e em seguida se dirigiu ao alojamento também. 

"A recepção foi incrível! Fomos recebidos com um almoço, o pessoal é muito acolhedor e vive a fé de maneira intensa. É uma ótima experiência, será um grandioso crescimento pessoal e espiritual de todos os peregrinos". Destacou um dos integrantes do grupo. 

Após o almoço, o grupo recebeu algumas orientações gerais da Paróquia e foi encaminhado para as casas de família. Depois de descansar um pouco, por volta das 19h foi à Santa Missa. 

Na segunda-feira (22/07), 2º dia no Rio, o grupo de peregrinos "Amigos do Padre Messa" visitou o Cristo Redentor, sendo incrível o passeio, onde foram encontrados grupos japoneses, alemães, ingleses, americanos, tailandeses... e muitos outros jovens católicos.

Depois do almoço, o grupo se dirigiu ao centro, para as ruas que eram roteiro da chegada do papa Francisco, onde de perto viu ele passar de papa móvel, sem proteção nenhuma no veículo, sem vidros blindados, olhando e abençoando a todos ali presentes.

Na terça-feira (23/07), terceiro dia do grupo no Rio e início do grande evento, JMJ Rio 2013, tudo começou com o café da manhã na Paróquia
acolhedora. Depois, entre outras tantas atividades, foi feita uma visita à Igreja da Ordem Terceira S. Francisco da Penitência, que é revestida de ouro. Durante a visita o grupo foi guiado por voluntários que contaram a história de cada imagem, objeto e local histórico da igreja.

À tarde, o grupo acompanhou em Copacabana o primeiro evento central da JMJ Rio 2013: a Missa de Abertura, com dom Orani. A missa começou às 19h30min, porém, a partir das 16h já haviam shows e apresentações no palco central.

No decorrer da semana outras tantas atividades cristãs e de crescimento espiritual foram realizadas. Na sexta-feira (26/07), em Copacabana, foi feita a Acolhida do Papa Francisco. O papa colocou uma grande vivência: "Bote fé, que a vida terá um novo sabor".

As inúmeras atividades continuaram... na noite do sábado (27/07), os peregrinos  camaquenses participaram da vigília no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no "Campus Fidei", em Guaratiba/RJ. A 38º Jornada Mundial da Juventude acontece de 23 a 28 de julho. (Fotos e contribuição de informações: Amigos do Padre Messa). 

O que é a JMJ? 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1984, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.

Reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.

Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma, dos anos de 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual (que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos) com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.

O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Durante a JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário