quarta-feira, 26 de junho de 2013

Realizada a 1ª Conferência Municipal de Educação de Cristal

Nos últimos anos, muitas mobilizações se tem feito para articular a educação tornando-a ampla, e com a participação de todos, construir uma política nacional para norteá-la e, uma delas é a CONAE (Conferência Nacional de Educação).

Buscando uma preparação sólida para o debate Nacional em 2014, que consolidará um Sistema Nacional de Educação, o município de Cristal reuniu na última sexta-feira (21/06), professores, estudantes, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos entre muitos outros e setores para a I Conferência Municipal de Educação em Cristal/RS.

Com o tema central: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração, foram discutidas as alterações para o texto referência da CONAE/2014 e eleito os representantes para a Conferência Intermunicipal em São Lourenço do Sul, prevista para 28 de junho de 2013.

A programação contou com uma apresentação do Grupo de Dança da E. M. E. F. Otto Becker, que animou os participantes na manhã de sexta-feira; também com os Acadêmicos da UFPEL Darini Machado, Maurício Pelegrini e Tony de Siqueira Sechi, que apresentaram o resultado da pesquisa realizada em fevereiro na área da educação e com os palestrantes: professora Alice Maria Souza Szezepanski e Dr. Fábio Vergara Cerqueira, ambos articulando reflexões sobre os eixos temáticos da CONAE/2014. Foi oferecido almoço pelo Conselho Municipal de Educação e SMEC. À tarde houve a formação de grupos de estudos seguida da plenária final. 
 
As deliberações resultantes desta Conferência, serão acrescentadas as demandas da Intermunicipal de São Lourenço do sul, posteriormente à Estadual e finalmente à CONAE/2014, em fevereiro, em Brasília, na qual participarão os delegados eleitos nos segmentos e setores por eles representados.

A Secretaria Municipal de Educação agradece a presença de todos, em especial, a seus colaboradores e a anfitriã do evento E. E. E. F. Darcy Peixoto da Silveira-CIEP. (Fonte: Ass Imp Gov Mun/fotos: Fernando Timm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário