sábado, 22 de junho de 2013

(matéria completa) Manifestação de sexta-feira em Camaquã transcorreu sem nenhuma ocorrência registrada

A manifestação em Camaquã nesta sexta-feira (21/06), em apoio aos protestos nacionais, como tem ocorrido na Região Sul do Estado, transcorreu sem nenhum incidente, com uma ótima demonstração de ordem e  democracia.

A partir das 17h, os jovens - em sua grande maioria - começaram a se reunir na praça Zeca Netto, e às 18h20min, em número de aproximadamente 250 manifestantes, iniciaram a caminhada pela ruas centrais da cidade exibindo diversas cartazes com as mais variadas frases de protesto.

Deslocaram pela rua Olavo Moraes, cantando os hinos riograndense e brasileiro e com o refrão "Camaquã vem pra Rua" e dizendo palavras de ordem contra a corrupção dos políticos, e melhorias na saúde, educação, segurança e transportes, entre outras, chegaram até a frente da Prefeitura Municipal, onde pararam por alguns minutos em seus protestos contra algumas carências do município, entre elas, as más condições das vias urbanas.

Seguiram pela rua Olavo Moraes até o antigo prédio da prefeitura e na frente da Câmara Municipal de Vereadores, enfatizando e ampliando cada vez mais seus protestos contra principalmente os vereadores, pedindo mais atenção ao povo.
Depois retornaram pela rua Olavo Moraes e tomaram a rua Sete de Setembro até a ponte sobre o arroio Duro, onde sentaram sobre a ponte e ali descansaram, mas sempre protestando, onde um fato curioso aconteceu: protestaram até a favor da Brigada Militar, mencionando a falta de um melhor aparato policial para protegê-los dos bandidos e melhorias no salário dos policiais, elogiando pelo bom serviço prestado pela Brigada Militar que os acompanhava a fim de dar-lhes segurança.

Depois de aproximadamente 30 minutos, retornaram pela rua Sete de Setembro, tomaram a rua Bento Gonçalves e quebraram à esquerda na rua Presidente Vargas, à direita na rua Olavo Moraes e à esquerda na rua Júlio de Castilhos até a frente do colégio Sete de Setembro, onde protestaram a favor de melhorias na educação, inclusive pedindo para os alunos que estavam em aula para acompanhá-los, fato que obviamente não aconteceu.

Retornaram pela rua Júlio de Castilhos até a rua Olavo Moraes, encerrando a caminhada de protestos às 19h40min, no ponto de partida, na praça Zeca Netto.

No final, com referência a manifestação deste sábado (22/06), houve um certo impasse, pois um grupo tratava que seria às 16h na esquina Democrática e o outro grupo tratava que seria no mesmo horário, mas em frente e escola Estadual (Instituto Cônego Walter) para depois se deslocarem ao trevo da BR-116, onde a intenção era trancar a rodovia federal.

A Brigada Militar prestou policiamento durante toda a manifestação não registrando nenhuma ocorrência.  (Fotos: Juares da Luz/BJ).


























2 comentários:

  1. Até que um dia o povo acordou! Quando perceberem a força que esse gigante chamado nação brasileira tem, ninguém vai segurar esse país. Demorou essa união, agora torcer para que esse passo para um país mais justo não volte a ficar adormecido.

    ResponderExcluir
  2. belo Registro fotográfico!
    em terra com 2 jornais e 3 rádios, é louvável teu trabalho. vale muito mais somando todos os veículos de comunicação que temos!
    saúde para continuar teu trabalho.

    ResponderExcluir