terça-feira, 21 de maio de 2013

Hospital de Camaquã inaugura amplo e moderno centro cirúrgico

“Estou orgulhoso”: a frase do prefeito João Carlos na inauguração do novo espaço do hospital camaquense, resume o tamanho da conquista para o setor de saúde da região  
 
O Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) inaugurou um moderno Centro Cirúrgico. O espaço, de 473,5 m2 conta com cinco salas cirúrgicas, nove leitos pós operatórios e uma farmácia satélite, além de uma sala de esterilização e outra administrativa. Com recursos próprios, do governo estadual - através de aprovação de recursos na consulta popular do Corede Centro-Sul - e verbas municipal, o investimento na obra e na compra de equipamentos e mobiliário chega a R$ 1.3 milhão.

A solenidade de entrega do novo espaço, ocorrida na quinta-feira (16/05) lotou a entrada e a rampa de acesso aos blocos da casa de saúde. Médicos, funcionários do HNSA, profissionais da saúde, lideranças e autoridades - entre as quais o vice-governador do Estado, Beto Grill e o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni prestigiaram o ato. Os deputados estaduais Gilmar Sossella e José Sperotto também participaram. "Como membro do corpo clínico, sei o quanto este hospital representa para todos os municípios da região", disse o vice-governador, também médico e que atuou no HNSA. Já o secretário Estadual da Saúde, ao comemorar a conquista, antecipou que o governo estadual fará o possível, agora, para ajudar o hospital a ter sua UTI.

Em entrevista, logo após conhecer as novas instalações, o prefeito João Carlos Machado disse estar orgulhoso e mais tranquilo pelo fato de o município poder oferecer, a partir de agora, “um serviço desta qualidade a sua população e a da região”. Sua visita às salas, ao lado de Grill e Simoni, foi ciceroneada pelo presidente da Fundação Assistencial e Beneficente de Camaquã (Funbeca), José Almiro Alencastro e pelo superintendente do HNSA Antônio Omar Machado.

“Com isso (com o novo espaço) estamos abrindo as portas para a 2ª coordenadoria de Saúde para atender melhor a região”, disse o superintendente ao falar sobre a demanda represada de cirurgias eletivas - as quais os municípios têm direito. Essas cotas são resultantes da pactuação dos recursos promovida pela coordenadoria. Antônio Omar também informou que até a inauguração deste novo centro, existiam duas salas de cirurgia: uma de emergência e outra de parto, que funcionavam desde 2010 de maneira improvisada no próprio centro obstétrico. Para suprir a necessidade o hospital precisou contratar 20 novos profissionais.

“Ganho de tempo e de custos”  
 
Numa semana em que se esteve em voga os riscos de infecção hospitalar causados pela falta de limpeza, Antônio Omar aproveitou para dar uma promovida no serviço de limpeza, considerado uma das virtudes do HNSA: “Nosso hospital é pequeno, é simples, mas é limpo e vai continuar assim, com nossa higienização impecável e sem histórico de infecção hospitalar”, garantiu. Ao lado dos prefeitos de Tapes, Silvio Rafaeli, de Chuvisca, Ervino Wachholz e de Arambaré, Joselena Scherer, também presentes na solenidade, a prefeita de Cristal, Fábia Richter traduziu o seu contentamento com a disponibilização das novas salas: “Na prática, o cidadão cristalense ou de qualquer cidade da região, para operar uma hérnia, não precisa mais ir para Pelotas ou Porto Alegre; teremos um ganho substancial com a diminuição de tempo e de custos”, comemorou Fábia, que é enfermeira e foi secretária da Saúde do seu município antes de tornar prefeita. (Fonte: Imprensa Gov Mun).

3 comentários:

  1. RESTA SABER SE NA POPULAÇAO CARENTE DE CAMAQUA VAO FAZER ALGUMA CIRURGIA NESTE LOCAL OU VAO TER QUE ESPERAR ANOS PARA FAZER EM PORTO ALEGRE O POVO CARENTE DA GETULIO VARGAS;OURO VERDE;BOM SUCESSO;ASSOMUCA ENTRE OUTROS CAMAQUENSES?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza não tem infecção hospitalar, pois não tem nem estrutura para isso...
    após instalarem uma UTI e área de infectologia, veremos os índices de infecção hospitalar, nesta situação sim pode-se comemorar baixos índices de infecção hospitalar.

    ResponderExcluir
  3. Eu espero que todos possam ter atendimento igual,mas achei falta do secretário da saúde do MUNICÍPIO na foto e também nos depoimentos e não sei se a prefeita se referia a hérnia de disco ou hérnia abdominal,que são cirurgias bem diferentes.

    ResponderExcluir