segunda-feira, 15 de abril de 2013

Recebimento de embalagens inicia no Alto Vale catarinense

Abril de 2013 – O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos percorre a região do Alto Vale, em Santa Catarina, a partir da próxima terça-feira, 16 de abril, oportunizando aos produtores de tabaco de 56 municípios a destinação correta dos recipientes vazios de agrotóxicos, inclusive aqueles que tenham sido utilizados em outras culturas. Em atividade desde o ano 2000, o programa pioneiro é desenvolvido anualmente de forma itinerante pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) e empresas associadas, em parceria com a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil).

Uma equipe terceirizada percorrerá os municípios em roteiro previamente estabelecido e elaborado de acordo com a concentração de produtores. As rotas e o calendário estão disponíveis no site do SindiTabaco com detalhamento de localidades, pontos de coleta, data e horário em que os produtores poderão levar suas embalagens tríplices lavadas e flexíveis. Os roteiros também são divulgados antecipadamente em rádios e por meio de convites individuais entregues aos produtores pelos orientadores das empresas, além de cartazes distribuídos nas comunidades.

O roteiro conta com pontos de coleta em: Agrolândia, Agronômica, Alfredo Wagner, Angelina, Apiúna, Ascurra, Atalanta, Benedito Novo, Blumenau, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Botuverá, Braço do Trombudo, Camboriú, Canelinha, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Dr. Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ibirama, Ilhota, Imbuia, Indaial, Itaiópolis (Nova Esperança), Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Leoberto Leal, Lontras, Luiz Alves, Major Gercino, Massaranduba, Mirim Doce, Nova Trento, Petrolândia, Pomerode, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio Rufino, Salete, Santa Terezinha, São João Batista, Taió, Tijucas, Trombudo Central, Urubici, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsun. Conheça o calendário de coletas do Alto Vale SC (www.sinditabaco.com.br).

RESULTADOS - Desenvolvido desde o ano 2000, já são mais de 570 municípios e 2,6 mil localidades participantes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná, iniciativas semelhantes realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco. Até o momento foram mais de 9,1 milhões de embalagens recolhidas, sendo 1,7 milhões no último ciclo (2011/2012). Aos produtores que aderem ao programa e entregam as embalagens tríplices lavadas, são fornecidos recibos – fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental, uma vez que a devolução é obrigatória, desde 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário