sexta-feira, 12 de abril de 2013

Inscrições abertas para o curso de Formação em Prevenção do uso Indevido de Drogas para Educadores

Camaquã - Assistimos diariamente, através da mídia, reportagens sobre o aumento do uso de drogas entre a população, principalmente os mais jovens. Na fala das famílias e das escolas, percebemos a preocupação com esse uso cada vez mais precoce e a dificuldade de lidar com a questão.

A postura preconceituosa, como muitas vezes é tratada a questão, repercute nas políticas de atendimento e acaba reforçando o estigma social do usuário, trazendo impacto direto na qualidade e resultado das ações de prevenção, reabilitação, reinserção social e repressão.

A desinformação, ou a informação parcial, colaboram para isso. Há, portanto, uma necessidade urgente de repensarmos conceitos, valores, isto é, quais os nossos saberes sobre as drogas.

Com este objetivo e no desempenho de sua função como articulador de políticas públicas, o COMADECAM, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e CAICA, e com apoio do NAI/CAPS, pretende dar continuidade ao Curso de Formação em Prevenção do uso Indevido de Drogas para Educadores de nosso Município, com a realização do segundo módulo do mesmo.

O curso foi organizado para formar um grupo de educadores de cada escola participante, permitindo-lhes que reflitam e discutam a questão do uso de drogas e a possibilidade de coordenar a organização e implementação de um projeto de prevenção que tenha como foco a sua realidade específica.

Como no primeiro módulo, ele está organizado parte presencial e parte a distância, e tem atividades previstas para 40 horas.

Informamos, também, que a realização do primeiro módulo não constitui-se pré-requisito para o segundo, embora seja sugerido um contato prévio com o material fornecido.

O primeiro encontro está previsto para o dia 24 de abril, no auditório Zilda Maria Azambuja, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, das 08h30min às 11h30min.

Teremos como tema deste primeiro encontro “O PAPEL DO EDUCADOR NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS”, que será abordado pelo professor José Vicente Robaina, da ULBRA/Canoas. Robaina é Doutor em Educação pela Unisinos, Mestre em Educação pela UFRGS e Especialista em Toxicologia pela PUC.

As inscrições poderão ser realizadas de 03 à 19/04 na sede do COMADECAM, junto ao prédio da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, no horário das 8h às 11h e das 13h 30min às 17h.

Um comentário:

  1. Os cursos,os conhecimentos,são sempre bem vindos,mas se tem tanta gente usando drogas é porque tem muita oferta,tem muita gente trazendo.Camaquã é pequeno...

    ResponderExcluir