terça-feira, 5 de março de 2013

Informativo da Prefeitura Municipal de Cristal - Nº 008/2013

REALIZAÇÃO DE MELHORIAS NAS ESTRADAS DO INTERIOR DO MUNICÍPIO 

Atendendo ao pedido de moradores, na sexta-feira (22/02), a prefeita Fábia Richter, juntamente com o corpo da Secretaria de Obras, rumou ao interior do município de Cristal para realizar melhorias nas estradas.

As melhorias realizadas nesta incursão têm o objetivo de qualificar as vias de escoamento da produção do interior do município, pois nesta época, muitos produtores estão fazendo a venda de seus produtos. Estas ações também visam qualificar as vias de acesso do transporte escolar, para que se tenha mais agilidade e se ocasione uma redução de danos nos veículos utilizados para este fim.

As estradas patroladas foram as seguintes: travessão do Telmo Krüger; travessão do Arno; na colônia São Geraldo foi feito desde a Lili Beier até o Darcy Becker; travessão do Zé Grande; travessão do Marioni; travessão do Paulo Krause; estrada do Maninho até os Rattz; parte da estrada da Costa do Açoita até o Paulo Krause e o travessão dos Corrêa.

A equipe da Secretaria de Obras ainda continuará no interior do município para dar continuidade às melhorias nas estradas por aproximadamente 20 dias.

__________________________________________________________

PREFEITA FÁBIA RICHTER VISITA ESCOLAS DO INTERIOR DO MUNICÍPIO 

Na sexta-feira (22/02), a prefeita Fábia Richter e a Secretária de Educação Rozilaine Zenker Ribeiro fizeram uma visita ao interior do município de Cristal, onde visitaram as Escolas Municipais E.M.E.F. Antônio Curi e E.M.E.F. Otto Becker.

A visita teve o objetivo de dar as boas vindas aos alunos e professores do município no início de mais este ano letivo. Pela manhã foi visitada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Curi e pela tarde a Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Becker.

A prefeita Fábia Richter conversou com alunos de ambas as escolas saudando-os e salientando a importância da educação escolar em suas vidas. A mensagem que a prefeita passou a todas as turmas com que conversou foi: “Estudar não para passar na prova ou para passar de ano, mas para uma vida melhor, podendo sonhar e realizar os seus sonhos!" e, com didática adequada para o entendimento das crianças, também falou sobre como é importante que se tenha mais profissionais qualificados do próprio município, fator este, que é de fundamental importância para alavancar o crescimento de Cristal.
__________________________________________________________ 

PREFEITA FÁBIA RICHTER VISITA PREFEITO GERSON NUNES DA CIDADE DE CANGUÇU 

A prefeita de Cristal/RS, Fábia Richter, esteve em Canguçu na quarta-feira (26/02), conversando com o prefeito, Gerson Nunes e o Vice-prefeito, Neizinho Bubolz. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Gerson e teve ainda a presença do secretário de saúde de Canguçu, Arion Nunes. A administradora de Cristal esteve em Canguçu para estreitar as relações entre os municípios para uma atuação em conjunto.

Há na divisa dos dois municípios, no 5° distrito de canguçu, uma área que possui vínculos fortes com o Cristal, principalmente na área de saúde. No entanto, existe uma desassistência nas estradas e nos serviços, o que causa prejuízos econômicos e ao desenvolvimento da região. As divisas municipais podem ser as legais, realizadas pela linha formal que divide os territórios ou ainda definidas por um termo de cooperação entre os dois municípios para que esta população possa ser melhor assistida com o trabalho integrado dos dois municípios.

Como principal resultado, ficou acordado que haverá estudos em conjunto nas áreas de Saúde, Obras e Agricultura. Um novo encontro entre os administradores ficou marcado para o dia 20 de março.
__________________________________________________________

PREFEITA FÁBIA RICHTER REÚNE-SE COM A PRESIDÊNCIA DA CEEE 

Em viagem a Porto Alegre na quarta-feira (27/02), a prefeita Fábia Richter, acompanhada do Vice-prefeito Rudi Trapp e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Davi Gama, esteve reunida com o presidente da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), o Sr. Sergio Souza Dias, para conversar e buscar alternativas para solucionar os problemas da rede elétrica do município.

Em vista dos constantes problemas decorrentes das frequentes quedas de energia, foram solicitadas melhorias no sistema de abastecimento de energia elétrica para todo o município, tanto na cidade, quanto no interior, onde os principais prejudicados são os produtores de leite e os proprietários de estufas elétricas de secagem de fumo.

As principais solicitações de melhorias feitas pelo município foram:

· Reforço na rede de Camaquã até Cristal, e de Cristal até o interior do município;

· A poda da vegetação que se encontra nos arredores ou sob a rede elétrica, e que pela influência de qualquer vento, ocasiona a queda da energia;

· Que o abastecimento de energia das localidades da Colônia Nova e da Santa Tereza seja feito diretamente pelo município de Camaquã, e não por São Lourenço do Sul, como é realizado atualmente;

· Efetuar a retirada de redes elétricas que cruzam as propriedades particulares, especialmente as da localidade da Colônia São Geraldo;

· Solicitação de um veículo e equipe para que se possa prestar assistência mais efetiva, quando da falta de energia elétrica;

· Que os desligamentos rotineiros da CEEE sejam comunicados com a devida antecedência, para que os consumidores possam se precaver.

Ficou acertado também que o engenheiro Luiz Eduardo Correa de Lima gerente da regi
onal da CEEE de Camaquã, fará uma visita para vistoriar toda a rede do município com objetivo de tomar conhecimento dos problemas que afetam os consumidores do município.


A Prefeitura
Municipal de Cristal repassa aos cidadãos cristalenses a orientação da CEEE, que em caso de queda de energia, todos que puderem devem enviar um SMS para o número 27307 com a mensagem LUZ + número de instalação (localizado no poste da caixa de luz), para que este alto índice de reclamações acuse no sistema da CEEE o local onde houve queda de energia, tornando assim, mais eficiente o atendimento e resolução dos problemas.

Participaram também da reunião o Sr. Rubem C
ima, diretor de distribuição e o Sr. José Antônio Bertoldo de Quevedo, assistente executivo da presidência.(Fotos: Divulgação).
  

__________________________________________________________

MUTIRÃO DE DISTRIBUIÇÃO DA CARTILHA DO LIXO

No
sábado (02/03), foi posta em prática na cidade de Cristal, uma operação de
 conscientização a respeito do lixo que é produzido pela cidade. Por meio de um mutirão organizado pela prefeita Fábia Richter, dezenas de servidores públicos se dividiram em grupos percorrendo rua por rua, de moradia em moradia, a fim de distribuir aos cidadãos cristalenses a nova cartilha com o Guia de Limpeza Urbano 2013. O Projeto contempla uma série de iniciativas que tendem a qualificar os serviços de recolhimento e manejo de resíduos na cidade de Cristal, entre elas estão:

· Criação de Cooperativa com galpão para separação e reciclagem do lixo reutilizável;

· Coleta regular e separada dos resíduos, tendo dia e hora certos para efetuar o recolhimento;

· Disponibilização de veículo para recolhimento dos resíduos;

· Montagem da cartilha com o Guia de Limpeza Urbano 2013.

De maneira geral, os grupos de servidores foram bem recebidos nas residências e puderam fornecer informações relativas ao conteúdo da cartilha, enquanto a prefeita, simultaneamente falava ao rádio na Rádio Cristalense FM 104.9, também explicando o funcionamento da coleta e orientando o cidadão quanto à importância de sua participação juntamente com a Prefeitura Municipal para que possamos ter uma cidade limpa, organizada com o manejo de seus resíduos e consequentemente mais bela e atrativa aos visitantes e aos próprios cristalenses.

Quanto à questão ambiental, a cartilha já era uma necessidade, visto que, na época em que vivemos, uma comunidade que deseja prosperar não pode se dar ao luxo de não atender a certos preceitos de sustentabilidade, bem como, a preocupação que devemos ter com os recursos naturais e sua renovação.

O projeto de coleta também tem um caráter financeiro importante, visto que a cidade atualmente gasta o equivalente à arrecadação com o IPTU para se desfazer do lixo produzido aqui, mandando-o para as cidades vizinhas. Com a coleta seletiva, além de evitar grande parte deste gasto, a Prefeitura poderá, ao contrário, ganhar dinheiro com o manejo adequado do lixo e investir estas divisas no próprio município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário