quinta-feira, 28 de março de 2013

Governo municipal implanta programa para fortalecer alfabetização dos alunos iniciantes em Camaquã

O Governo Municipal lançou, na noite desta quarta-feira (27/03), o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (PNAIC) em Camaquã. O programa, que localmente será coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, reúne uma série de ações para 2013 e 2014 cuja meta fundamental é qualificar a alfabetização dos alunos com até 8 anos.

No lançamento, feito no Cine Teatro Coliseu e com a participação do prefeito João Carlos, os professores municipais dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal conheceram as diretrizes do programa, gerido pelo Ministério da Educação e operado no país pelos estados e municípios. Integrado por diversas ações e composto de materiais pedagógicos que contribuem para garantir a eficácia da alfabetização – principalmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática -, o PNAIC tem como princípio norteador a garantia do direito das crianças à aprendizagem. Os resultados serão aferidos em avaliações anuais.

“É de uma grande responsabilidade o que estamos assumindo aqui, hoje; antes de tudo precisamos ter em mente a necessidade de nos entregar por inteiro a este projeto”, disse em sua saudação a secretária Municipal da Educação, Jussara Jaquês, ao comentar sobre a significância do nome do programa e comemorar a presença maciça de colegas professores no Coliseu. Ao falar sobre o programa, Jussara se referiu a convivência entre professor e aluno: “As horas que passamos com os alunos dos anos iniciais são determinantes para fazê-los amar ou odiar os estudos futuramente”, alertou.

Na abertura da solenidade, um grupo de alunas da Escola Nadir Medeiros fez uma apresentação de dança. Com óculos escuros e embaladas ao som do hit Gangnam Style, do rapper coreano Psy, as meninas encantaram professores e autoridades, dando um tom também descontraído ao ato. A implantação do PNAIC em Camaquã é imediata. Com o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o programa que terá a supervisão permanente de uma equipe da SME e envolverá 150 professores, beneficiando mais de 3 mil alunos. (Fonte: Imp Prefeitura Camaquã).

Nenhum comentário:

Postar um comentário