quinta-feira, 14 de março de 2013

Datas Comemorativas

Hoje (14 de março) é Dia Nacional da Poesia / Dia do Vendedor de LivrosDia dos CarecasDia do Marxismo / Dia de Santa Matilde / Dia do Pi.
 
Dia do Pi
 
O Dia do Pi=π é comemorado anualmente no dia 14 de Março. A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. Larry Shaw, considerado por muitos o "Príncipe do Pi", foi o fundador desta data comemorativa.

A escolha da data 3 de Março para o Dia do Pi prende-se com o fato da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Nos Estados Unidos, a notação do dia 14 de Março é 3/14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589793238462643383...).
 

O que é o Marxismo?
 
O Marxismo é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepção materialista e dialética da História, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí consequentes. 
 
O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas. 
 
A luta comunista se resume à emancipação do proletariado por meio da liberação da classe operária, para que os trabalhadores da cidade e do campo, em aliança política, rompam na raiz a propriedade privada empregadora do proletariado, transformando a base produtiva no sentido da socialização dos meios de produção, para a realização do trabalho livremente associado - o comunismo -, abolindo as classes sociais existentes e orientando a produção - sob controle social dos próprios produtores - de acordo com os interesses humanos-naturais. (Fonte: Wikipedia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário