quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Informativo da Prefeitura Municipal de Cristal - Nº 007/2013

PREFEITA DE CRISTAL PARTICIPA DA ABERTURA DA 23ª COLHEITA DO ARROZ  
 
Foi realizada no Sábado (23/02), a Abertura Oficial da Colheita do Arroz no Rio Grande do Sul. A cerimônia aconteceu em Restinga Sêca, cidade arrozeira da região central do Estado e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador do Estado, Tarso Genro, o Vice-governador Beto Grill e o Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do estado, Luiz Fernando Mainardi e o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, representante do Ministro Mendes Ribeiro Filho.

Durante o evento, tanto as autoridades estaduais quanto federais reforçaram apoio ao setor produtivo de arroz e ainda foi ressaltada a boa fase do Estado quanto à geração de emprego, renda e justiça social, tendo sido o segundo colocado do país nestes quesitos.

Esteve presente na festividade e recebeu homenagem o Sr. Vilson Neumann Machado, engenheiro químico e diretor-técnico da Vinema Multióleos Vegetais, que instalará seis biorrefinarias de etanol à base de cereais no estado até 2020, sendo que a primeira delas será em Cristal.

A prefeita de Cristal, Fábia Richter também esteve presente prestigiando este evento a convite do presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Renato Rocha, e teve a oportunidade de andar em uma das colheitadeiras de arroz, sendo inclusive, a única mulher nas três colheitadeiras, participando também da mesa de autoridades, articulando a manutenção de Cristal como 1ª sede da biorrefinaria.

Para o município de Cristal, a participação neste evento foi muito importante para garantir espaço na articulação da consolidação do projeto de implantação da empresa no município.

Confira no link abaixo mais informações sobre o evento.

http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2013/02/rio-grande-do-sul-abre-oficialmente-a-colheita-do-arroz-em-restinga-seca-4054472.html

MUDANÇAS NO TRÂNSITO E EMBELEZAMENTO DA RUA TRIUNFO  
 
A prefeita Fábia Richter esteve reunida na tarde de quarta-feira (21/02), com os moradores da rua Triunfo, para discutir medidas a serem tomadas com relação ao trânsito de veículos, e ainda, sobre ações conjuntas entre a Prefeitura Municipal e os moradores, com o objetivo de embelezar esta rua.

Sobre o trânsito de veículos, atendendo a um pedido dos próprios moradores, que devido à má sinalização, reclamavam do estacionamento desordenado nesta rua, ocasionando por vezes o bloqueio da passagem de terceiro veículo na via, foi convocada uma reunião para decidir em conjunto qual a melhor solução para este problema. A partir destes questionamentos, ficou decidido que a rua Triunfo terá mão única, partindo da avenida Emancipação sentido rua Sete de Setembro, e o estacionamento será organizado da seguinte forma: da primeira metade da quadra para a direita, e a metade final para a esquerda. Com esta medida a Prefeitura Municipal espera resolver este problema, facilitando assim o fluxo de veículos naquele local.

Quanto ao embelezamento da rua Triunfo, é um desejo manifesto da prefeita Fábia Richter que se tenha uma cidade mais bonita. Foi então feito um convite especial aos moradores, e apresentado um modelo de parceria, onde seriam cedidas mudas de rosas pela Srª Isete Maria Quevedo da Floricultura Beija-Flor, para que sejam cultivadas até o tamanho ideal no Horto Municipal sob responsabilidade da Prefeitura e depois transferidas para a rua Triunfo com o objetivo de embelezar as casas e calçadas da mesma. A ideia foi aceita pelos moradores e espera-se que esta medida possa incentivar mais iniciativas iguais por toda a cidade de Cristal.

Participaram da reunião, a prefeita Fábia Richter, o vice-prefeito Rudi Trapp, Arlei Kunde Spiering, responsável pelo Departamento de Trânsito do município e os moradores da rua Triunfo.

CRISTAL IMBUÍDO NO PROGRAMA VERDE É VIDA 2013  
 
Mais uma vez pensando no futuro do nosso planeta, o município de Cristal adere a causas educacionais de cunho ambiental ligadas a integração das comunidades rurais, e assina o termo de adesão ao Projeto Verde é Vida, da Afubra.

A prefeita Fábia Richter esteve presente na manhã do dia 15 de fevereiro, acompanhada das diretoras das Escolas Municipais e representante da Secretaria de Educação no ato realizado na sede local da Afubra.

Há 22 anos, o Projeto Verde é Vida tem como finalidade levar a educação às comunidades escolares rurais onde a Afubra atua. Com temáticas diferenciadas, a cada quatro anos é renovada a parceria entre os municípios participantes e a entidade.

Em 2013, será tratada a diversificação do campo com o tema central sobre a produção animal na propriedade rural.

Durante o ano também são realizadas reuniões pedagógicas, palestras, oficinas e o programa de distribuição de mudas e do bolsa de sementes, junto às escolas parceiras. (Fotos: Divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário