quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Informativo da Prefeitura Municipal de Cristal - nº 002/2013


SECRETÁRIOS VISITAM O HORTO 

Na manhã do dia 18 de janeiro, os secretários municipais: Davi Gama (Agricultura e Meio Ambiente), Fábio Abbud (Administração), João Carlos Dorneles (Obras e Trânsito) e Sandro Dias (Planejamento) estiveram no horto municipal para uma avaliação da estrutura e das condições de produção de mudas. Em conversa com o Sr. Alcioni Rodrigues, servidor responsável pelo horto, foi reiterada a parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na elaboração de um projeto de revitalização do horto municipal. O projeto incluirá ações de educação ambiental, produção de mudas nativas, espécies florestais e ornamentais, aromáticas e frutíferas, entre outras, reorganizando os serviços de plantio e de venda das espécies produzidas.

Seguindo esta linha temática de sustentabilidade, o projeto deverá buscar apoio de empresas locais, escolas municipais e estaduais, associações e de toda a comunidade, num processo de revitalização do horto que estará articulado com um programa de arborização da cidade, incluindo calçadas, praças e jardins.

CAFÉ DA MANHÃ COM A PREFEITA


A prefeita Fábia Richter reuniu-se na manhã do dia 18 de janeiro com o Conselho de Pastores das congregações do município de Cristal para um café da manhã. O objetivo do encontro foi de sinalizar a abertura das portas da prefeitura ao diálogo com as congregações.

Na reunião foram discutidas propostas de acompanhamento espiritual a famílias afetadas por problemas com drogas, ação de vigília de oração e orientação sobre o uso nocivo do álcool e demais drogas durante as festividades de carnaval, caminhada em conjunto, eventos em parceria com a Prefeitura e sobre um futuro projeto de uma casa de acolhimento.

Participaram do encontro a prefeita Fábia Richter, o vice-prefeito Rudi Trapp, o presidente do Conselho de Pastores do município de Cristal e demais integrantes da mesma instituição.

PREFEITA FÁBIA RICHTER FALA À COMUNIDADE NA RÁDIO CRISTALENSE FM

No dia 22 de janeiro, às 09h, a prefeita Fábia Richter esteve no programa de rádio do professor e radialista Arnildo Bartz na Rádio Cristalense FM. A prefeita em aproximadamente meia hora de participação no programa, falou sobre diversos assuntos e chamou a atenção pela franqueza com que abordou assuntos de caráter interno da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Cristal.

Dentre os tópicos abordados na conversa estiveram: A situação de degradação do parque de máquinas das secretarias de obras e agricultura; O calendário de recolhimento de Resíduos; Acerto de contas públicas (tributos); Qualificação da infraestrutura turística.

No Parque de Máquinas da Prefeitura foram diagnosticados sérios problemas, pois este, se encontra em situação de preocupante degradação para atender a demanda das secretarias de obras e agricultura, visto que, este maquinário é de fundamental importância no apoio aos produtores do município e também no que diz respeito às necessidades de logística da secretaria de obras.

A prefeitura possui maquinário para a limpeza das ruas que não é utilizado, empenhando assim manualmente mão de obra que poderia ser aproveitada em outras atribuições. Nesta linha, a Prefeitura está instalando prioritariamente um calendário de coleta de resíduos, em que o cidadão terá certeza do recolhimento através de uma cartilha onde constem a data, horário e o tipo de material a ser recolhido (entulho, poda, lixo doméstico e reciclável), já que estes passam por processos diferentes de decomposição. A prefeitura também se reunirá com os catadores do município para que estes possam ganhar dinheiro através da seleção e reciclagem de materiais.

Para que se possa prestar com qualidade os serviços necessários à comunidade, a prefeita Fábia Richter irá estabelecer um processo de reestruturação e inclusive de limpeza das estruturas. Após, realizará uma Audiência Pública em local aberto para que possa expor para a comunidade as medidas que a atual gestão tem tomado e as condições em que encontrou a prefeitura e também para discutir a questão da universidade aberta em nosso município.

No que diz respeito a tributos, a prefeitura ira propiciar condições para que o cidadão possa procurar o poder público e efetuar o acerto de contas, pois houve a constatação de que a prefeitura tem para receber, um valor considerável, que poderia ser utilizado em diversas áreas da administração e na prestação de serviços mais qualificados ao próprio cidadão, como a ampliação do atendimento odontológico no município, considerado ainda deficitário, para citar um exemplo apenas.

A infraestrutura de turismo do município também passará por importantes etapas de estruturação e promoção através de estudo e realização de inventario da oferta turística. O cristal irá se preparar para atender a demanda cada vez mais crescente deste segmento com o implemento de atrativos na área de esportes radicais, qualificação da estrutura receptiva do balneário do Cristal (alimentação, hospedagem, área delimitada pra pedestres e estacionamento de veículos, banheiros, entre outros...), e também com a captação de eventos para o município, como por exemplo: o Primeiro Encontro Estadual de Motos de Cristal, que juntamente com o Campeonato Praiano são modalidades que beneficiarão o comércio com a chegada de visitantes, tendo em vista, as divisas que este turista pode deixar para o comércio local e prestadores de serviços.

PREFEITA REUNE-SE COM O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE  


No dia 22 de janeiro, a prefeita Fábia Richter recebeu em uma reunião no gabinete o Conselho Municipal de Saúde (CMS). O encontro teve o objetivo de reafirmar a parceria entre o órgão e a Administração Municipal.

No encontro a prefeita salientou a importância do controle social por meio de serviços organizados, transparentes e eficazes, e ainda falou sobre as atribuições do conselho em seu plano de ação, como: aprovar a política de saúde e acompanhar o desenvolvimento de suas deliberações. Também foi ressaltada a importância da parceria no que diz respeito à garantia do acesso da comunidade a estes serviços.

O CMS durante a reunião pediu alguns esclarecimentos sobre os critérios de distribuição das fichas do Odonto SESC e também mais valorização da área de Odontologia. A prefeita Fábia Richter, por sua vez, justificou que a carreta do Odonto SESC veio como um plus; uma medida somatória para qualificar desde agora o serviço já existente, garantiu apoio e disse que a meta é contratar mais um profissional da área para que se possa qualificar o serviço de atendimento odontológico no município.

Outro assunto abordado na reunião foi sobre o Setor de Saúde Mental, com um relato da psicóloga Solange Elizabete a respeito da atual situação da área. Logo após, a Prefeita falou da busca de recursos existentes nesta área e apresentou a possibilidade de parceria com as igrejas do município no acompanhamento destes pacientes, da realização de oficinas, entre outras parcerias.

A enfermeira Naira Franz Wienke, gestora Municipal de Saúde, apresentou o plano de aplicação dos recursos repassados pelo Estado e o plano de aplicação dos recursos repassados pela União nos meses de janeiro, fevereiro e março. Ao final, a engenheira Mônica Crespo Corrêa falou sobre o calendário do recolhimento de entulhos, que está em fase final de elaboração e que pretende regulamentar o recolhimento deste tipo de resíduo.

Da reunião participaram, além da prefeita Fábia Richter: O Conselho Municipal de Saúde, representado pela secretária Executiva Maria Dalva Adamoli Thurow, do presidente, o Sr. Gerson Luis Rodrigues da Silveira e demais integrantes do mesmo órgão, da gestora Municipal de Saúde, Naira Fraz Wienke e da engenheira Mônica Crespo Corrêa.

PREFEITA FÁBIA RICHTER RECEBE COMUNIDADE QUILOMBOLA SERRINHA  


No dia 23 de janeiro, a prefeita, Fábia Richter recebeu em seu gabinete para uma reunião, a Comunidade Quilombola Serrinha, para discutir prioritariamente sobre programas e projetos voltados à comunidade. O Quilombo localiza-se na Localidade da Serrinha, no interior do município.

Durante o encontro foi entregue por parte da comunidade, um documento contendo as demandas das famílias, como: problemas habitacionais, de água, de luz e o total de moradores do local, bem como, toda a documentação referente à comunidade, dentre elas, o CNPJ e a Carta da Fundação Palmares. Em seguida foi acordada a elaboração de um documento pelo Poder Público e Comunidade, no qual, haja a garantia de que qualquer tipo de ação que venha a ser aplicada por esta parceria, não implicará no comprometimento da fé individual.

Será realizada pela EMATER em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social uma visita ao CAVG (Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça) com o intuito de buscar quatro vagas no Curso Técnico de Agroindústria para o município.

Da reunião, participaram: a prefeita Fábia Richter, a assistente Social Maira Mendes Souza, a Sr.ª Maria Clara Picoli, da EMATER, o Sr. Marcos André Borges, presidente da Comunidade Quilombola Serrinha e dos senhores Juares Cavaleiro e Altair Barbosa Borges, também integrantes da comunidade. a prefeita ainda estendeu convite ao presidente para que participe do “Café da Manhã Com a Prefeita” junto às demais associações do município

REUNIÃO DA PREFEITA FÁBIA RICHTER COM A CORSAN 


No dia 23 de janeiro, a prefeita Fábia Richter reuniu-se com a chefe da US (Unidade de Saneamento) da CORSAN (Companhia Rio-Grandense de Saneamento) de Camaquã, Catiane Peters Pacheco, para tratar sobre a implantação da rede de esgoto e estação de tratamento, bem como da extensão da rede de água para as Unidades Habitacionais do Bairro Crespo. Ao todo serão beneficiadas 80 famílias, sendo 28 as que aguardam pela entrega de suas casas, projeto este, realizado com recursos do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A prefeita Fábia Richter enfatizou a importância de agilizar este processo para que as famílias que serão beneficiadas recebam suas casas tão logo quanto possível.

Foi também encaminhada uma proposta para efetuar a compra de um gerador para a unidade da CORSAN de Cristal, com a finalidade de evitar assim o corte da água caso ocorra falta de energia elétrica.

Também estiveram presentes na reunião: o secretário do Planejamento Sandro Ávila Dias, o vice-prefeito Rudi Trapp e a engenheira Mônica Crespo Corrêa.

SECRETARIA DE SAUDE DE CRISTAL RECEBE VISITA DO COREN


No dia 24 de janeiro, às 18h, a gestora Municipal de Saúde, Naira Franz Wienke esteve reunida na Secretaria de Saúde, com o Enfermeiro Ricardo Riveiro, presidente do COREN/RS (Conselho Regional de Enfermagem). O encontro teve o objetivo de trazer mais informações sobre o COREN e também para colocar o Conselho a disposição do setor de enfermagem da Policlínica 24 horas.

Houve no encontro, o acordo da realização de um curso na área da Enfermagem para a equipe da secretaria em data a definir. Além da presença da gestora Naira Franz wienke e do presidente do COREN, Ricardo Riveiro, também estiveram presentes os integrantes da equipe de Enfermagem da Policlínica do município. 
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário