quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Informativo da Prefeitura Municipal de Cristal - nº 001/2013

CRISTAL RECEBERÁ FÁBRICA DE ETANOL

Cristal receberá investimento inicial de R$ 120 milhões na construção da biorrefinaria da Vinema Multióleos Vegetais.
Prefeita Fábia Richter salienta que geração de emprego e renda serão prioridades em sua gestão.
 
O anúncio foi feito na manhã da quinta-feira, dia 09 de janeiro, no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, em assinatura de protocolo de intenções entre o Governo do Estado, representado pelo governador em exercício, Beto Grill e pelo sócio-proprietário da Vinema, Vilson Neumann Machado. Serão construídas cinco fábricas de etanol no Rio Grande do Sul até 2020: em Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Capão do Leão, Itaqui e Santo Antônio da Patrulha com investimento que pode chegar a R$ 720 milhões. A expectativa é que sejam gerados mais de 12 mil empregos. “A geração de empregos diretos e indiretos gerados, já na construção da fabrica e quando do seu funcionamento, será importante incremento no desenvolvimento do nosso município e da região”, comemora a prefeita Fábia Richter (PSB). A primeira unidade, em Cristal, será construída a partir de março e produzirá etanol a partir do processamento do arroz e deverá ser inaugurada no final de 2014.

Durante a cerimônia, o governador em exercício, Beto Grill destacou a importância do investimento para o desenvolvimento da metade sul. “Com a utilização de arroz para a produção de etanol, as unidades vão incrementar o mercado do cereal e absorver o excedente do consumo da nossa população”. As biorrefinarias deverão suprir em cerca de 50% da necessidade de etanol do Estado. “Elas vão incrementar a produção de etanol com a utilização de arroz, produto típico da agricultura gaúcha”, destacou o secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik. O presidente da Câmara, Delmar Maass (PSDB) e a vereadora Malu Holz (PSB) representaram o Poder Legislativo no ato de assinatura do protocolo.

PREFEITA REÚNE-SE COM ACIRA  
 
No dia 11 de janeiro, a prefeita Fábia Almeida Richter esteve reunida com a diretoria da ACIRA falando sobre a importância do turismo para o município de Cristal e do quanto o comércio local será beneficiado com as iniciativas empreendidas neste sentido. O Sr. Gerson Luis Silveira Rodrigues, presidente da ACIRA, pediu o apoio das lideranças do município para trabalharem em conjunto com a associação a fim de promoverem ações para o fortalecimento do comércio. Foi firmada uma parceria entre a prefeitura e ACIRA que juntos estarão vendo a melhor forma para a promoção do comercio local, tendo sido entregue pela prefeita quarenta fichas da carreta do Odonto SESC para que as empresas associadas da ACIRA possam sorteá-las entre seus clientes.

PROJETO SALVA-VIDAS MIRIM
 
No dia 12 de Janeiro foi realizada no balneário de cristal mais uma etapa do projeto Salva-vidas Mirim da Brigada Militar, que existe há 14 anos e visa conscientizar os jovens sobre os riscos e posturas adequadas à beira mar, ou, em outros locais de veraneio como a praia do Cristal. O projeto atendeu 32 crianças que participaram de atividades com metodologia descontraída e lúdica como: riscos do mar, dicas de segurança na praia, noções de prevenção às drogas e à violência e conceituação de meio ambiente e a importância da sua preservação.

O projeto contou com a presença do vice-prefeito, Rudi Trapp, do secretário de obras, João Carlos Dorneles, assessor da secretaria de esportes, Jeison Queiroz, do vereador, José Nicolau Trescastro, Rádio Cristalense e da Banda de Música do 4° Batalhão de Polícia Militar (4°BPM).

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UFPEL EM CRISTAL
 
No domingo, dia 13 de janeiro, dando prosseguimento ao processo de implantação do Polo de Educação à Distância pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) no município de cristal. Após reunião para tratativas, integrantes do CEAD/UFPEL, o grupo de pesquisas desta universidade esteve no Balneário do Cristal realizando uma pesquisa de demanda de cursos, dirigida pelo coordenador geral do DCE/UFPel, Tony Sechi, natural de Cristal, que enfatizou a importância de trazer o ensino a distância para o município, medida esta, que visa a qualificação de graduação, principalmente de jovens, sem que estes tenham que deixar a cidade para estudar em outros locais.

Sendo a formação universitária uma das prioridades de sua gestão, a prefeita Fábia Richter afirmou que o município fará tudo o que for necessário para atender todas os requisitos necessários para a formação do polo e oferecer já em 2014 esta oportunidade aos cidadãos cristalenses.

Os pesquisadores da UFPEL foram recebidos pelo vice-prefeito, Rudi Trapp, pela secretária de Educação, Rosilaine Zenker Ribeiro, pelas vereadoras, Malu Holz e Wilma Trapp e pela presidente do PSB de Cristal, Luciara Holz. Os cursos oferecidos inicialmente foram: Educação no Campo, Matemática, Pedagogia e Espanhol. Lembrando que o resultado oficial da pesquisa será divulgado nos próximos dias pela UFPEL.

ODONTO SESC EM CRISTAL  
 
Na manhã do dia 16 de janeiro teve início a atuação do Odonto SESC na cidade de Cristal, programa que pela segunda vez vem ao município por iniciativa da prefeita Fábia Richter, que em 2008 já havia feito esta parceria (na época como secretária municipal de saúde).

O objetivo desta iniciativa é oferecer serviço odontológico e ações de educação através da prevenção e promoção da saúde bucal. A carreta do Odonto SESC estará por aproximadamente dois meses em cristal para que se possa dinamizar o atendimento odontológico, enquadrando-se na missão da Secretaria de Saúde que segundo a secretária Naira Franz Wienke é: “prevenir, assistir e resolver os problemas sanitários dos cidadãos cristalenses”.

O evento contou além da prefeita Fábia Richter, com presença do Sr. Luiz Antônio Baptistela, vice-presidente da FECOMÉRCIO (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul), da Srª Mari Stela Kenner, gerente de saúde do SESC/RS, do Sr. Daniel Lucas Sperb, gerente do SESC/Camaquã, do secretariado do município, ACIRA (Associação Comercial e Industrial de Autônomos e registrados de Cristal), sindicatos do município e outras associações.

Em seu pronunciamento ao final do evento a prefeita Fábia Richter reiterou que o interesse desta gestão é o crescimento e desenvolvimento do município de Cristal, e que para isso é de especial importância a parceria entre o setor público e privado.  
 
PREFEITA CONVERSA COM COMERCIANTES DO BALNEÁRIO DE CRISTAL
 
Na tarde da quarta-feira, 16 de janeiro, a prefeita Fábia Richter esteve reunida com os proprietários de lancherias do Balneário de Cristal. No encontro a prefeita explanou sobre seu desejo de efetuar melhorias no balneário com investimentos na área do turismo e esportes radicais, e ainda salientou da necessidade da atuação em conjunto do poder executivo, da comunidade e empresários visando o crescimento e desenvolvimento do balneário.

Na reunião foram encaminhadas propostas de melhorias na qualidade do setor turístico como: realização de curso em parceria com o SESC-SENAC, na área de atendimento ao turista; disciplinar o trânsito, delimitando locais para o estacionamento de veículos; realização de um evento, com show e atrações em parceria do poder executivo e empresários. Também foi acertada a questão do fornecimento da alimentação aos envolvidos no 33° Praiano.

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário