sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Delegue, não Abdique

Empregabilidade

Certa vez um presidente de uma multinacional me perguntou o que havia de errado com ele. Ele delegava o máximo de responsabilidades para seus subordinados e assim mesmo estes tinham uma imagem ruim dele, achavam-no centralizador, autoritário. Fui pesquisar, a pedido dele, o que estava acontecendo em sua empresa. Logo descobri que esse presidente confudia DELEGAR com ABDICAR.

Delegar significa atribuir responsabilidades a um subordinado com a intenção de promovê-lo, fazê-lo crescer. Significa dividir suas responsabilidades com alguém, porém, continuando a seu lado, oferecendo apoio. Embora a responsabilidade principal da tenha passado para as mãos delegadas, quem delegou fica comprometido com o sucesso dessa ação.

Abdicar significa “largar o subordinado na fogueira”. Significa adotar uma atitude de ”ou eu ou você” ou ainda do “Vire-se. A bola está com você. Não quero saber de nada. Só fale comigo no final...”etc.

Muitos chefes tem a intenção de delegar, mas só sabem abdicar, deixando os seus subordinados ainda mais inseguros e com a certeza de que lhes foi armada uma arapuca para quem caiam e sejam recriminados posteriormente pelo chefe que diz ter “delegado”. É muito importante saber delegar. Quem delega não interfere a todo momento nas coisas delegadas. Mas quem sabe que pode contar com seu chefe, caso necessite. Chefes que abdicam ao invés de delegar, criam situações de tensão e ansiedade na empresa. Criam insegurança e não conseguem desenvolver o potencial de seus subordinados.

Gostaria de sugerir que você, que é chefe, pensasse um pouco na sua atividade frente à delegação de funções. Pergunte-se: “Eu sei delegar? Eu delego ou abdico? Os meus subordinados sentem-se seguros e amparados quando lhes delego alguma tarefa ou função ou ficam tensos e ansiosos? Quando delego, tenho um sentimento de competição com meu subordinado, torcendo para que ele erre e tenha que voltar a pedir o meu socorro?”.

Delegar é fundamental para o sucesso da empresa e da sua chefia nestes anos de grande movimentação e aceleração dos processos de decisão

Delegue, não abdique!

Sucesso! 
 
Luiz Almeida Martins Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário