terça-feira, 30 de outubro de 2012

Secretaria Municipal de Educação promove encontro sobre alimentação escolar em Camaquã

Durante a tarde de sexta-feira (26/10), as funcionárias que atuam nas 36 escolas municipais de Camaquã participaram do Encontro sobre Alimentação Escolar 2012, quando na ocasião foi feita uma homenagem pela passagem do Dia da Merendeira comemorado no dia 30 de outubro. O encontro realizado no auditório da Secretaria de Educação foi prestigiado por cerca de 120 profissionais e contou com diversas atrações.

Organizado pelo Setor de Nutrição e Material Escolar da Secretaria de Educação do município, na ocasião a coordenadora do setor e nutricionista Viviane Krüger salientou a eficiência do trabalho desempenhado pelo Conselho de Alimentação Escolar. Ela ainda agradeceu a confiança da secretária de Educação Marisa Chaves Albuquerque depositada nos servidores: “É um diferencial trabalhar com uma secretária que além de valorizar o nosso trabalho também confia na nossa capacidade nos dando autonomia”, comentou.

De acordo com Viviane, esses encontros são importantes pois representam uma pausa para o aprimoramento. “As merendeiras realizam um trabalho muito importante, delas depende a nutrição de nossos alunos que está intimamente ligada com a qualidade no aprendizado”, elogia. Cada participante recebeu um exemplar do Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos com dicas para o desenvolvimento do trabalho. A seguir, ela falou sobre a mistura de nutrientes e deu dicas de preparo e apresentação das refeições: “Fiquei muito contente ao receber um elogio sobre o trabalho da equipe da EMEI Nossa Senhora Aparecida, lá os pratos são enfeitados antes de irem para o buffet. São esses diferenciais que atraem os alunos na hora da refeição”, disse.

Durante o evento, a psicóloga Micheline Ávila da Silva falou sobre a importância do trabalho em equipe e do resultado positivo de um grupo que trabalha unido a fim de sanar dificuldades e potencializar qualidades. Algumas merendeiras falaram sobre a sua experiência de trabalho e destacaram que é notável a melhora que a alimentação escolar vem apresentando.

O público também assistiu à palestra da técnica em enfermagem e segurança no trabalho Karen Correa que falou sobre a importância de utilizar os equipamentos de proteção disponibilizados como máscara, avental, luvas, óculos, touca e botas: “Além de evitar a contaminação no preparo de alimentos, protege durante a utilização de produtos químicos”, salientou.

Além das palestras de reciclagem, as merendeiras participaram de brincadeiras com a psicóloga Vanessa Moraes, e de momentos de confraternização com bolo, suco e a entrega de uma agenda identificada com a foto da funcionária na capa e também, com o pensamento que define como deve ser sua postura dentro do local de trabalho que diz: “O milagre da vida é escrever sua história tendo a certeza que você deixou sua biografia gravada no coração de alguém”. “Eu adoro estes encontros, gosto das brincadeiras e adoro mais ainda o meu trabalho, adoro principalmente a cozinha”, destaca Marli Mendes Correa, que trabalha na escola João Goulart e há 19 anos atua como merendeira.
Foto: Gabriela Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário