terça-feira, 23 de outubro de 2012

Produtores camaquenses participam de Dia de Campo na produção de leite

Na quarta-feira (17/10), uma comitiva de Camaquã participou do dia de campo na Estação Experimental de Terras Baixas - Embrapa Clima Temperado no município Capão do Leão. A visita contou com a participação do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Maurício Buchhorn, do responsável técnico do fomento agrícola da SMAA, o engenheiro agrônomo João Batista Caldasso da Silva, de agricultores ligados à Asproleite e do técnico agrícola da Cosulati, André que proporcionou a excursão dos agricultores da região Centro Sul.

O objetivo do encontro foi proporcionar a troca de informações e experiências entre pesquisadores, técnicos, extensionistas e produtores de leite, divulgando as tecnologias da Embrapa, aproximando a pesquisa em leite ao setor da produção.

A programação do evento foi dividida em quatro estações, em locais diferentes, onde a 1ª estação era sobre o Laboratório de Leite, mostrando como fazer a coleta e remeter as amostras para análises no laboratório especializado, como fazer o diagnóstico do leite instável não ácido e foram mostradas também as técnicas de reprodução (inclusive com transferência de embriões). Na segunda estação foi no Centro de Recria e Seleção de Bovinos da Raça Jersey do SISPEL, local da CERTON onde foi apresentado o manejo da cria de terneiras Jersey e recria de novilhas e manejo de búfalos para leite e corte da raça Murrah. Na terceira estação no Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária Leiteira da Embrapa Clima Temperado - SISPEL foi apresentado o manejo de vacas no pré parto, vacas em lactação e secagem de vacas e, ao final, na quarta estação foi apresentado, em áreas de campo, o Forrageamento em Sistema de ILP - Integração Lavoura-Pecuária e a vitrine de forrageiras de cultivares da Embrapa, como a seleção de sementes para forragens de inverno e verão para gado leiteiro.

Em todas as estações os trabalhos foram apresentados por pesquisadores especializados da Embrapa, que tiraram as dúvidas dos produtores e técnicos. O evento teve o apoio da Emater/RS, Cosulati, Embrapa Clima Temperado e Ministério a Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 
 
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário