segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PQMG da Prefeitura de Camaquã implanta 5S na Administração e Especial de Governo

Na quinta-feira (18/10), no Centro Administrativo da Prefeitura de Camaquã, ocorreu o Lançamento do 5S nas Secretarias da Administração e Especial de Governo que contou com a participação de servidores, representantes do Comitê do PQMG e secretários. Este programa de origem japonesa prevê a aplicação dos cinco sensos: utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina na organização do ambiente de trabalho trazendo inúmeros benefícios e melhorias.

O evento contou com a abertura do secretário da Administração, Nelson Geiger Filho, que atua como coordenador do PQMG. Ele falou da alegria em poder deixar enraizado este trabalho que já deu frutos em pouco tempo: “Para nós é motivo de satisfação ver que ocorreram tantas melhorias graças ao Programa que está em andamento”. Ele destaca a importância de o programa 5S ser visto não como mais uma coisa a fazer, mas sim como uma forma de trabalhar com mais qualidade. “O dia D é, acima de tudo, descarte de ideias e conceitos ultrapassados. Descarte de pré-conceitos e preconceitos. Descartar nosso medo de inovar e avançar. O dia D deve ser todo dia, para fazer mais e melhor”, afirma.

Na sequência, a representante do CAICA, Keterine Hubner, realizou uma dinâmica de grupo demonstrando como o trabalho em equipe e a cooperação são importantes num ambiente de trabalho. Ela também salientou que a abertura para novas coisas e para a visão de mundo das outras pessoas são fatores que facilitam a relação interpessoal.

O grupo de servidores assistiu ainda a apresentação do programa 5S pelo secretário da Fazenda, Leonardo Lorenzet, que afirmou que esta é uma ferramenta que depois passa a ser utilizada inclusive na vida pessoal e em casa. Em seguida, foi a vez dos representantes das secretarias de Infraestrutura e Educação, Cleópatra Jadalla, Erlenes Moraes e Rogério Medronha mostrarem como ocorreu a implantação nestas secretarias.

O encontro conduzido pelo Comitê do Programa de Qualidade e Melhoria de Gestão - PQMG da Prefeitura e apresentado pela servidora Cristine Garcia faz parte de um cronograma de ação que já passou pelas secretarias da Infraestrutura, Fazenda e Educação que visa melhorias no trabalho trazendo mais qualidade e um melhor desempenho do servidor. Até o fim do ano, esta etapa será concluída em todas as Secretarias do programa piloto. 
 
Foto: Gabriela Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário