quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PQMG implanta 5S na Secretaria de Educação de Camaquã

O Programa 5 S foi implantado na Secretaria de Educação na sexta-feira (14/09) pelo Comitê do Programa de Qualidade e Melhoria de Gestão da Prefeitura de Camaquã. A ação vem ocorrendo sucessivamente em cada uma das seis Secretarias do projeto piloto e desta vez a de Educação foi a beneficiada com o Dia D deste programa de origem japonesa que prevê a aplicação dos cinco sensos: utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina na organização do ambiente de trabalho trazendo inúmeros benefícios e melhorias.

Os representantes do Comitê do PQMG, Luís Rogério Medronha e Rosy Irene Mattos, apresentaram o que já vem sendo desenvolvido na área de padronização, utilização e ordenação na Secretaria de Educação. “Já avançamos bastante e temos ainda muito mais por melhorar”, avaliam.

Participaram do evento a secretária de Educação, Marisa Chaves de Albuquerque, os secretários municipais da Administração, Nelson Geiger Filho, e da Fazenda, Leonardo Lorenzet, além de servidores da SME e integrantes do PQMG. Na ocasião, o secretário da Administração destacou que o 5S é a base da qualidade no setor público. “Governos e Prefeituras que não começarem a se profissionalizar terão dificuldades em trabalhar de maneira evitando desperdícios, captando recursos”, disse Geiger que é o coordenador do PGQP na Prefeitura. Para ele, é motivo de alegria que após um período tão curto já se possa obter resultados como este. “Qualidade é melhoria contínua, que a gente leva para nossa vida, e isso faz com que a gente trabalhe mais feliz e produza mais, o que é benéfico para todos os nossos contribuintes e para a sociedade como um todo”, comenta.

Lorenzet também salientou que Camaquã está entre as cinco prefeituras gaúchas que aderiram ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade: “Somos pioneiros entre os 497 municípios gaúchos e o 5S é a participação direta de todos, é um trabalho que começa pela base”, afirma.

Ação Conjunta

Durante o evento, a Secretaria de Educação realizou também o Dia de Ação Conjunta do Projeto Verde é Vida, uma iniciativa da Afubra em parceria com a Secretaria de Educação e as escolas. O momento foi conduzido pelas supervisoras Cristiane Lopes e Rosy Irene Mattos.

Neste dia, 90 mil pessoas em toda a região sul fizeram uma pausa para refletir sobre a valorização do meio ambiente e dos recursos naturais. Em Camaquã, participam os alunos e os professores das escolas do interior João Beckel, Alfredo Jacobsen e 15 de Novembro. Na oportunidade, alunos da Escola de Municipal Educação Infantil Irmãos Maristas apresentaram o trabalho que vêm desenvolvendo sobre animais e seus habitats. “Desde pequenos, eles já desenvolvem experiências e fazem a observação científica”, comenta Rosy.

Foto: Gabriela Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário