terça-feira, 28 de agosto de 2012

Consórcio constituído para a construção de três novas subestações e 500 quilômetros de linhas de transmissão na região no Sul do Estado

Foi assinado na segunda-feira (27/08), em Brasília, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o contrato de concessão do leilão de transmissão 05/2012, vencido pelo Consórcio formado com as empresas CEEE-GT (Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica) e Eletrosul (Centrais Elétricas do Sul do Brasil). As empresas serão responsáveis pela construção de um rol de obras arrematadas no Lote A do leilão realizado em junho: três subestações de 525/230 kV, 491 quilômetros de linhas de transmissão, seccionamentos e modificações nas subestações Camaquã 3 e Povo Novo, todas na região Sul do Estado.

A união das duas estatais teve um caráter estratégico, com a formação da Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE), uma sociedade de propósito específico cuja composição societária é de 51% da Eletrosul e 49% da CEEE-GT.

O investimento de R$ 700 milhões vai permitir a instalação de usinas eólicas e de novos complexos industriais na região, além de melhorar a confiabilidade, a segurança, confiabilidade e a qualidade do sistema elétrico nacional, especialmente no período do verão. As obras vão gerar mais de 3.500 empregos diretos e a previsão é de que sejam concluídas no início de 2014.

Assinaram o Contrato de Concessão 020/2012, pelo Grupo CEEE o diretor de transmissão, Gilberto Silva da Silveira, e o diretor de distribuição, Rubem Cima. Pela Eletrosul, o presidente Eurides Luiz Mescolotto e diretor administrativo e financeiro Antonio Vituri.

Para o diretor de transmissão da CEEE, Gilberto Silva da Silveira, estas obras são de extrema importância para o Estado, pois passam a integrar o Plano Industrial do Governo, possibilitando ao Grupo CEEE alcançar uma nova tomada de posição no setor elétrico nacional. Ele ressalta que este é o primeiro empreendimento da Companha em 525 kV, em 69 anos de história e através da participação em leilões, a empresa está retomando a participação em grandes investimentos que vão colocar, outra vez, a Companhia num lugar de destaque no cenário nacional. Outro fator importante é a questão tecnológica, indispensável para o crescimento e o desenvolvimento do setor elétrico, especialmente na Região.

Mais sobre as obras

O lote A, arrematado pelo consórcio CEEE-GT e Eletrosul, é composto pelos seguintes empreendimentos: subestações Povo Novo (525/230 kV), Marmeleiro (525 kV) e Santa Vitória do Palmar (525/138 kV); linhas de transmissão Nova Santa Rita - Povo Novo, Povo Novo - Marmeleiro, Marmeleiro - Santa Vitória do Palmar (todas em 525 kV); seccionamento da linha Camaquã 3 - Quinta na Subestação Povo Novo (230 kV). 
Coordenadoria de Comunicação Social do Grupo CEEE 
Foto: Divulgação

Um comentário:

  1. Podem me responder o q isso traz para camaquã o que será construído na cidade. Que melhoria haverá.

    ResponderExcluir