sexta-feira, 27 de julho de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (27 de julho) é Dia do Motociclista / Dia da Pediatria / Dia do Despachante / Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho.

Dia do Motociclista.

Os motociclistas defendem suas eternas companheiras em qualquer situação. Para a maioria, a moto é símbolo de liberdade e aventura, além de mais prática e de fácil utilização. 

No Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que preferem a motocicleta ao veículo motorizado de quatro rodas. Também cresce o número de pessoas que utilizam as motocicletas como instrumento de trabalho: são os "motoboys" ou "mototaxistas", motociclistas entregadores e outros.
Seja qual for a finalidade do uso das motocicletas, lazer ou trabalho, os condutores têm regras a seguir. O cumprimento destas regras pode ajudar a reverter o alto índice de acidentes no país envolvendo motociclistas.

Algumas regras e cuidados para os Motociclistas:

Ser habilitado na categoria AB.
Usar sempre capacete de segurança.
Não "costurar" o trânsito entre veículos em movimento.
Praticar a direção defensiva. Manter - se afastado dos outros carros e pilotar prevendo as ações dos outros.
Não transportar crianças menores de sete anos ou que não tenham condições de cuidar da própria segurança.
Mesmo durante o dia, circular de farol aceso.
Vestir - se com roupas claras ou usar faixas refletivas nas costas, frente e braços da jaqueta.
Ter muita atenção em manchas de óleo, poças d'água, buracos, etc...
Ter cuidado com os cruzamentos: sempre parar e olhar antes de passar. Ocupar adequadamente seu espaço nas ruas e nunca dividir a mesma faixa com outros veículos.
Saber usar os freios com habilidade ou seja, sempre os dois ao mesmo tempo, usando os quatro dedos na hora da frear. É bom lembrar que além de ajudar a parar, o freio traseiro mantém o equilíbrio da moto.

UFGNet, Solei

Dia da Pediatria.

O dia da pediatria no país é uma alusão à fundação, em 1910, da Sociedade Brasileira de Pediatria: uma associação científica para se dedicar ao estudo dos problemas e patologias infantis, ocupando uma lacuna de atividades pediátricas no Brasil. 

Os primeiros anos de vida são aqueles que determinarão toda a vida futura de uma pessoa. Não só no sentido biológico, mas também psicológico e social. Uma enfermidade nesta época, pode acarretar danos de desenvolvimento físico e mental, com seqüelas muitas vezes irreversíveis, como no caso de uma poliomielite. Daí se pode verificar a importância da atividade do pediatra.
Dia da Pediatria
O pediatra é uma figura importante para o esclarecimento dos pais durante o desenvolvimento da criança. Desde a sala de parto, esse especialista procura informar sobre aleitamento materno, interpretação das necessidades das crianças, vacinas, e mais uma série de fatores que concernem a saúde infantil. 

O pediatra é, acima de tudo, um profissional vocacionado, que gosta de sua profissão. É ele que está na ponta da atenção primária nos diversos pontos do país. E a despeito das dificuldades, vem difundindo o soro caseiro, contribuindo para a queda da mortalidade infantil por diarréia e desidratação, melhorando os índices de aleitamento materno, reduzindo a mortalidade por doenças infecto-contagiosas e respiratórias. É uma das poucas especialidades médicas que ainda mantém, apesar de vários pesares, o vínculo médico-paciente. O pediatra ainda é médico de família. 

Sociedade Brasileira de Pediatria

Dia do Despachante.

O Despachante Documentalista é disciplinado pelo estatuto e fiscalizado pelo Conselho de Ética Profissional.
Considera-se habilitado após a conclusão de cursos de Capacitação Profissional, através dos quais obtém a carteira de Identificação Funcional emitida pelo Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas. Sua confiabilidade é assegurada pela idoneidade e conhecimentos empregados no trato e defesa dos interesses de quem o contrata.

Como identificar o verdadeiro Despachante

Assim como acontece com advogados, economistas, contadores e outros, o Despachante Documentalista deverá apresentar sua Carteira Funcional.

Algumas áreas em que o Despachante Documentalista pode auxiliá-lo

Encaminhamento de Recursos de Multas
Certidões
Cartório de Registro de Imóveis e registro Civil
Cartório de Protestos de Títulos
Varas Criminais; Varas de Delitos de Trânsito
Varas de Execuções Penais
Varas Cíveis da Fazenda Pública
Varas Cíveis da Família
Falência; Concordata; Crimes contra o Patrimônio Público
Varas Cíveis e Precatória de todo o território Nacional
Interdição; Tutela e Curatela
Encaminhamento de Recursos de Multas
Insolvência Civil
Inventário, Testamento e Arrolamento
Antecedentes Criminais
Varas de Execução Penais e Corregedoria dos Presídios de: Curitiba, Londrina e Maringá
Instituto de Identificação do Paraná
DETRAN/PR e outras UFs
Tributos e Contribuição Federal
Tributos e Contribuição Municipal
Tributos e Contribuição Estadual
Prefeitura: 2º via do IPTU; Requerimentos da Prefeitura, etc
Furtos de veículo
Junta Comercial
Secretaria da Fazenda Estadual
Registro de Títulos e Documentos
Tribunal Regional Eleitoral

INCRA

Acompanhamento de documentos junto a Financeira
Contrato de Compra e Venda - Diversos
Procurações

RECURSOS DE MULTAS

O Despachante Documentalista
está capacitado e
tem Assessoria Jurídica
do CRDD/PR para entrar
com Recursos
de Multas

Norma Despachante

Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho.

Nesta sexta-feira, 27 de julho, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data marca a implementação, no Brasil, do Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários, instituído em 1972 por iniciativa do então ministro do Trabalho Júlio Barata, através das portarias 3.236 e 3.237.

Além de resultarem no pagamento de benefícios previdenciários, muitos casos envolvendo acidentes de trabalho acabam desaguando no Judiciário Trabalhista. São processos que envolvem, por exemplo, pedidos de indenização por dano material, moral e estético decorrentes dos acidentes e pedidos de reintegração ao emprego, quando o empregado foi dispensado indevidamente durante o período de estabilidade acidentária.

As estatísticas mais recentes sobre a ocorrência de acidentes de trabalho no país são de 2010, extraídas do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho do Ministério da Previdência Social. Segundo a edição, os dados daquele ano registram 701.496 acidentes, número que foi 4,35% inferior ao registrado em 2009 (733.365) e 7,21% menor do que o de 2008 (755.980). Só o estado do Rio de Janeiro registrou, em 2010, 47.938 acidentes.

Os números, entretanto, podem ser maiores, porque o anuário apresenta como acidentes do trabalho apenas aqueles eventos que tiveram Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) registrada no INSS e aqueles que, embora não tenham sido objeto de CAT, deram origem a benefício por incapacidade de natureza acidentária.
Blog Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário