segunda-feira, 23 de julho de 2012

Comitê da Prefeitura de Camaquã participa do 13º Congresso Internacional da Gestão do PGQP

Nos dias 16 e 17, o Comitê do Programa de Qualidade e Melhoria de Gestão da Prefeitura de Camaquã participou do maior encontro mundial na área da Qualidade da gestão: o 13º Congresso Internacional da Gestão realizado na sede da Federação Fiergs, em Porto Alegre. O evento no qual o PGQP promoveu o debate com especialistas internacionais e grandes lideranças do Brasil sobre o tema ‘Sustentabilidade Plena - Gestão Global, Conhecimento e Ações Inteligentes’ reuniu mais de oito mil pessoas.
 
De acordo com os integrantes do comitê do PQMG a participação em eventos como este na área da qualidade é uma experiência enriquecedora na caminhada pela melhoria de gestão e pela busca da qualidade. Eles salientam que momentos como estes que propiciam a troca ideias e também de experiências sobre o assunto são valiosos uma vez que reúnem o que de mais interessante está sendo realizado na atualidade. A participação no evento é uma continuidade do processo de implantação do Programa de Qualidade e Melhoria de Gestão na Prefeitura de Camaquã. Integraram a comitiva os servidores Cleópatra Jadalla, Cristine Garcia, Erlenes Moraes, Gabriela Brito e Luís Rogério Medronha.
 
Um exemplo disso foi o painel com a participação do presidente do Conselho de Administração da Gerdau e presidente do Conselho Superior do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Jorge Gerdau Johannpeter, e do consultor Vicente Falconi, considerado um dos maiores especialistas em gestão no Brasil. Para Gerdau, além da necessidade constante de aplicação de novas tecnologias, o mais importante na gestão é a governança, isto é, saber aonde se quer chegar. Falconi destacou que o necessário para que os índices de produtividade aumentem é o conhecimento em constante aprimoração, mas, principalmente, a atuação de lideranças que “puxem” as pessoas para metas e “os sonhos necessários”. De acordo com o especialista, o essencial é o cultivo dos valores relacionados à competência e integridade, no ambiente profissional e na vida, entre as pessoas que constroem as organizações e a sociedade.
 
Outros grandes nomes chamaram a atenção pelas suas explanações como o vice-presidente da GM no Brasil, Marcos Munhoz, que falou sobre o tema Inovação: Do Conceito à Prática, apresentando o case da empresa que deve transformar a sua fábrica de Gravataí na maior e mais moderna da empresa no Brasil em 2013 e que investiu no desenvolvimento sustentável utilizando os conceitos de recuperabilidade e reciclabilidade dos componentes utilizados. Também teve destaque o CEO Global da consultoria Continuum, Harry West que explicou a mudança na forma como o público recebe hoje produtos e serviços. “Perfeito já não é bom o suficiente. As pessoas querem melhor”, alertou ao falar que sempre há espaço para aprimorar e inovar. O consultor também esclareceu que o conceito de “funcionar” ficou mais amplo, “inclui quão bem um produto se encaixa nas nossas vidas e como nos conectamos com ele emocionalmente”, explicou.
 
A consultora alemã da Klaus & Partner, Nicola Knoch, abordou o tema Inovação Coletiva e Sustentabilidade: Dos Desafios Globais às Oportunidades e destacou a sociedade, o consumidor, a tecnologia, a globalização, negócios e o meio ambiente como grandes desafios globais para o alcance da sustentabilidade no mundo corporativo. Nicola sinalizou que a filosofia proativa, presente nas empresas que pensam a longo prazo e estão abertas a mudança, deve ser o modelo a ser utilizado.
 
Determinação e esforço foram as palavras utilizadas pelo palestrante Bruno Faviero, 19 anos, para descrever a "fórmula" do seu sucesso. Desde a 9ª série, ele decidiu ser o melhor aluno possível. "Não sei do que os estudantes tanto reclamam, só pode ser por preguiça Eu me envolvi, fui além do que precisava fazer", critica Faviero. Em 2010, o gaúcho foi aceito com bolsa integral em 12 das mais conceituadas universidades americanas - e rejeitou instituições como Harvard, Princeton e Stanford. Para ele, este é o grande segredo para uma boa formação: aproveitar todas as oportunidades, mesmo as que parecem não ter utilidade. Atualmente, o jovem faz estágio como engenheiro de software na Intel. No próximo trabalho, diz que vai tentar entrar em uma empresa pequena, pois gostaria de ter essa experiência.
 
Prefeitura de Camaquã
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário