terça-feira, 24 de julho de 2012

20 Anos de Inclusão do Pelotão Feminino do 6º BPM, em Rio Grande

Pelotao Feminino desfilando no 7 de Setembro de 1992
Nesta terça-feira (24/07), o então Pelotão Feminino de Rio Grande, comemora 20 anos de inclusão na BRIGADA MILITAR do Estado do Rio Grande do Sul. Nessa data foram incluídas na Corporação 39 policiais femininas, no único curso que contava somente com mulheres, no 6º Batalhão de Polícia Militar.

Foram aproximadamente seis meses de curso, com formação técnica e específica para a atividade de Policiamento Ostensivo. Inicialmente, as policiais femininas tinham como objetivo atuar no policiamento escolar, no controle de trânsito e eventos especiais (jogos e shows). Atualmente, não há diferença em policiamento feminino e masculino, sendo o serviço de policiamento executado de forma igualitária por homens e mulheres policiais.

Das 39 policiais femininas incluídas em 24 de julho de 1992, muitas se licenciaram, outras foram para outras áreas ou prestam seus serviços em outras cidades, serviços administrativos, Presídio Central (Força Tarefa) e Susepe.

A história da presença feminina nos quadros militares da Brigada Militar, se iniciou em fevereiro de 1986. Sendo que o ano de 2012 se revestiu de grande importância para todas as policiais femininas, uma vez que, numa atitude pioneira e inovadora, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizou o “Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública”, em Porto Alegre, objetivando analisar o protagonismo feminino nos serviços de segurança, quer como agente, sujeito ou destinatário das ações de políticas públicas voltadas à mulher, culminando com o reconhecimento da sociedade pelo trabalho realizado pelas policiais da Brigada Militar.

À  todas as policiais militares femininas incluídas no 6º BPM, os cumprimentos do comando do Batalhão pelo brilhantismo com que desempenham suas atividades.

Foto: BM de Rio Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário