quinta-feira, 28 de junho de 2012

Semana Integrare e Conferência debatem sobre os malefícios da maconha

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Camaquã - Comadecam realizou de sexta à quinta-feira (22 a 28/06) a VII Semana Integrare de Camaquã, com o tema “Maconha? Legal pra quem?”. A Semana contou com o apoio da Prefeitura de Camaquã e outras instituições e reuniu autoridades, especialistas e comunidade em palestras e debates sobre o tema.

A VIII Conferência Municipal Sobre Drogas realizada no Auditório do Colégio Pastor Dohms deu início às atividades. Ela reuniu na sexta-feira (22/06) cerca de 400 jovens, que assistiram a palestra ministrada pelo doutor psiquiatra, especialista em Dependência Química, Dr. Sérgio de Paula Ramos, que abordou o tema da proposto pela Semana.

Durante sua palestra, Ramos destacou que não cabe a um especialista determinar como uma sociedade deve se comportar frente a este ou àquele tema. “Nosso dever é dar informações científicas e permitir que, em posse delas, a própria sociedade decida sobre seus caminhos. Com a maconha, é isso que deve ocorrer”, ressaltou. O especialista ainda alertou que seu uso por jovens, comprovadamente, associa-se com posterior queda no rendimento escolar, experimentação de outras drogas, depressão e esquizofrenia. “Os jovens que usaram maconha mais do que 100 vezes na vida (ou seja, duas vezes por semana ao menos por um ano), ao chegarem aos 25 anos, terão menos diplomas universitários e estarão menos empregados que seus iguais não usuários”, afirmou. Encerrando a Conferência, a delegada Vivian Sander Duarte, explanou sobre os dados da realidade de Camaquã sobre as drogas.

A programação da Semana contou com muitas atividades. Ainda no sábado, participação especial no programa Controle Geral da Rádio Camaquense. Na segunda-feira, na Esquina Democrática ocorreu uma Blitz com distribuição de materiais de conscientização e divulgação, com a participação da Rádio Acústica FM. À noite, o Comadecam participou da Tribuna Popular na sessão especial da Câmara de Vereadores. Na terça-feira, pela manhã teve apresentação de compacto do documentário “Quebrando o Tabu”, mesa-redonda participação da psicóloga Mara Lins e da advogada Rosa Thofern, no auditório do Colégio Pastor Dohms.

Ainda dentro da Semana, o Governo Municipal promoveu no Cine Teatro Coliseu, na terça-feira, à tarde, a IV Audiência Pública Sobre Drogas, que envolveu a temática das Políticas Públicas de Combate as Drogas no município. O objetivo do evento foi a apresentação por parte do Setor Público à comunidade, das suas ações e investimentos relacionados ao enfrentamento das questões do crack, do álcool e outras drogas, nos enfoques de prevenção, tratamento e reinserção social.

Dando continuidade às atividades, na quarta-feira, no Cine Teatro Coliseu, aconteceu a premiação do Concurso “Tô Ligado na Vida”. Encerrando a Semana, a presidente do Comadecam, Gilnari Voloski, palestrou na reunião almoço da Acic, na quinta-feira, sobre o tema da Semana Integrare.

Prefeitura de Camaquã
Foto: Jossana Fehlberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário