sábado, 19 de maio de 2012

Metade dos times grandes ainda não sabe o que é ser campeão brasileiro neste século

Começa hoje o Campeonato Brasileiro de Futebol; nesta rodada, Grêmio pega o Vasco no São Januário e Inter recebe o Coritiba no Beira Rio.
campeões brasileiros 
Montagem R7/Fotos: Gazeta Press e Agência Estado

O Campeonato Brasileiro é considerado como um dos mais democráticos e equilibrados do mundo, com várias equipes começando a competição com chances de conquistar o título. Mas a história recente do Nacional mostra que a vida de metade dos clubes mais tradicionais do País não anda nada fácil. Seis times grandes ainda não viram a cor da taça mais importante do futebol brasileiro desde 2001.

Palmeiras, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio e Internacional ainda não sabem o que é ser campeão brasileiro neste século. Com a unificação dos campeonatos nacionais disputados desde 1959, os seis clubes têm, juntos, 20 dos 55 títulos disputados no período. Mas, nos últimos 11 anos, os torcedores destas equipes tiveram que se aguentar os maiores rivais levantando as taças.


Desde o início da década passada, o domínio de São Paulo, três vezes campeão, Santos e Corinthians, que faturaram a taça duas vezes cada um, e as conquistas de Flamengo, Fluminense e Cruzeiro deixaram o Brasil com seis campeões nacionais entre os grandes. Para piorar a situação de alguns dos times que estão na seca no Brasileirão, apenas três deles conseguiram chegar, pelo menos, ao vice-campeonato, casos do Vasco, no ano passado, do Grêmio, em 2008, e do Internacional, em 2005 e 2006.


Quem será o 'Messi' da competição? Conheça os candidatos

Dois times que hoje disputam a Série B do Campeonato Brasileiro conseguiram feitos maiores que Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG na primeira divisão. O Atlético-PR foi campeão em 2001 e vice em 2004. A taça conquistada pelo Furacão veio após uma final contra um atual companheiro de segundona, o São Caetano.


Entre os times grandes que ainda não venceram o Brasileirão neste século, Inter e Galo são os times que estão há mais tempo na fila do título nacional. A equipe colorada foi campeã pela última vez em 1979, enquanto os mineiros venceram apenas uma vez, em 1971.


O caso dos outros quatro clubes é mais curioso. Palmeiras, Botafogo, Grêmio e Vasco venceram o Brasileirão em sequência entre 1993 e 1997, dominando praticamente metade da década de 1990. Deste grupo, o cruzmaltino tem o título mais recente, conquistado na Copa João Havelange de 2000.


Poucos campeões


O Brasileirão também perdeu neste século uma de suas principais características, a democratização das conquistas. Dos 20 times que disputarão a Série A em 2012, 15 já conquistaram a taça pelo menos uma vez, um número muito superior aos principais campeonatos nacionais da Europa.
No entanto, a competição brasileira teve apenas seis campeões diferentes nos últimos dez anos. O Campeonato Alemão, por exemplo, teve cinco, enquanto os ingleses viram quatro equipes levantarem o troféu da Premier League. Para comparar com outros tempos, entre 1981 e 1992 o Brasileirão teve nove campeões diferentes.

Domínio do Sudeste


O panorama do Brasileirão nos últimos 20 anos mostra um domínio quase absoluto dos times da Região Sudeste. Apenas em duas oportunidades o título brasileiro não ficou com clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Grêmio de 1996 e o Atlético-PR, em 2001, são as únicas equipes que conseguiram levar a taça para outra região.


O caso do Nordeste é ainda mais alarmante. A região tem três títulos nacionais, mas não vê uma de suas equipes campeãs desde 1988, quando o Bahia de Bobô levantou a segunda taça de sua história. O Sport Recife, que este ano está de volta à primeira divisão, havia conquistado o título no ano anterior, em 1987.


Allan Simon, estagiário do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário