quarta-feira, 23 de maio de 2012

Exposição em Camaquã revive as propagandas do passado; Topeka, Fusca, Conga...

Quem visita a exposição “A Evolução da Propaganda no Brasil” tem um misto de surpresa, diversão, saudosismo e até assombro ao dar-se conta como eram os comerciais de 60, 50, ou 40 anos atrás. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Museu Municipal Divino Alziro Beckel, a exposição realizada em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado dia 18, pode ser visitada no Forte Zeca Netto (Rua Zeca Netto, 20).

Na mostra o público confere como era o anúncio da Topeka, uma calça precursora do jeans atual, ou o Conga um conforto para os pés para ser usado em todas as horas do dia como promete o reclame. Outra raridade é o comercial que enumera as dez razões para utilizar a pasta de dentes Kolynos e o que fala sobre a confiança que o cliente tem ao comprar um carro Fusca. E estas são apenas algumas das peças, há ainda um vídeo com os comerciais que passavam quando a publicidade televisiva recém engatinhava.

Para a estudante Clarissa Szortika, 17, que integrou o grupo de visitação de alunos do Projovem Adolescente foi muito engraçado ver comerciais de época: “Me chamou a atenção o da Coca-Cola, porque há tanto tempo a marca segue igual”, comenta. Outra aluna visitante, Katiuce dos Santos Ribeiro, 17, se surpreendeu com os trajes do modelo da propaganda do tênis Conga na página da revista Cruzeiro: “Se eu tivesse que usar um desses hoje, que vergonha”, revela. Já, Luana Barbosa, 15, achou inusitado o anúncio que mostra o Guaraná Champanhe Antarctica: “Não imaginava que antes ele era champanhe”, conta.

Agendamentos para visitação de escolas e grupos ou informações pelo telefone: (51) 3671-5288.

Fotos: Gabriela Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário