sexta-feira, 11 de maio de 2012

Eurico Salis e Luiz Americano fotografam e pesquisam a imigração polonesa em Dom Feliciano

No início do mês de maio de 2012 a diretora da Casa da Cultura - Luciana T Novinski Rembowski recebeu no município o fotógrafo e autor Eurico Salis e o autor Luiz Americano que estiveram em Dom Feliciano em busca de imagens que retratassem a Imigração Polonesa em sua simplicidade diária para fazerem parte do Livro “O Rio Grande do Sul – O Solo e o Homem” que os mesmos estarão publicando posteriormente, em outubro.

E se tudo der certo também será feito em Dom Feliciano no tradicional “Podwieczorek Kulturalny” ou Chá da Tarde Cultural. A Casa da Cultura agradece a eles pela oportunidade e às famílias polonesas que foram visitadas e os receberam muito bem em suas casas com muito carinho.

Foi uma experiência maravilhosa e que agrega muito para preservação da cultura polonesa. Eurico Salis – Em janeiro de 2011, recebeu da prefeitura de Porto Alegre o Prêmio Joaquim Felizardo – Fotografia, por sua contribuição à cultura de Porto Alegre. Salis já publicou diversos livros, como “Caminhos Gaúchos – Olhar dos Viajantes” em 2006 e “Porto Alegre – Cenas Urbanas, Paisagens Rurais”, em 2008,  trabalho que recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Melhor Projeto Gráfico. Em 2010, lançou o livro “Cidades Gaúchas – Paisagens Urbanas”, com imagens do patrimônio arquitetônico restaurado em 28 cidades do interior do Rio Grande do Sul.

Na maioria de seus trabalhos tem a companhia do autor Luiz Americano que também o acompanhou aqui em Dom Feliciano. 

“Estamos orgulhosos te termos a oportunidade de receber dois grandes talentos que puderam conhecer nossa comunidade através de sua história e costumes”. Finalizou Luciana T Novinski Rembowski

Blog do Juares com informações da Casa da Cultura Imigrante de Dom Feliciano
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário