terça-feira, 29 de maio de 2012

Comitiva visita fábrica da Yunlihong na China

O prefeito Ernesto Molon, acompanhado do assessor jurídico, Marcelo Monser, viajou na sexta-feira (18/05), para a China a fim de visitar as instalações da fábrica chinesa de caminhões Shiyan Yunlihong Industrial and Trade Company, empresa que no dia 17 de abril assinou protocolo de intenções para instalar uma montadora em Camaquã.

O convite para a viagem de visita à sede havia sido feito pelos executivos da empresa quando estiveram em visita à Camaquã.

No dia 24 de maio, a comitiva visitou a fábrica de caminhões da Yunlihong e na oportunidade, os empresários chineses receberam a comitiva com banners de boas vindas espalhados pela fábrica e todos os painéis eletrônicos de controle de produção diária saudavam o governo do estado do RS e a cidade de Camaquã.

Além de poder acompanhar passo a passo como é montado um caminhão, a comitiva teve a oportunidade de ver alguns dos modelos que serão fabricados no estado. Após a visita na fábrica, o prefeito de Shiyan juntamente com os membros da Câmara de Comércio e Assuntos Internacionais, bem como lideranças da província de Hubei, receberam a comitiva gaúcha com um maravilhoso jantar com a culinária tipica da região.

De volta ao Brasil, neste domingo (27/05), Molon manifestou sua satisfação em conhecer a fábrica localizada na cidade de Shiyan. “Fomos muito bem recebidos. Visitamos a linha de montagem, as demais instalações e ficamos realmente impressionados. É impactante, tudo muito organizado, moderno e pudemos ver a satisfação dos funcionários que trabalham lá”, explica. Lá, eles estiveram acompanhados dos diretores da empresa, dos empresários brasileiros da GBL Asian Business, Guilherme Roehe e João Batista Ribeiro e dos representantes do governo do Estado, e puderam conhecer a linha industrial e os caminhões que serão montados em Camaquã.

A fábrica chinesa visitada possui 1.250 funcionários e um faturamento aproximado de 400 milhões de dólares ao ano. Em Camaquã, o investimento inicial será de R$ 185 milhões, com previsão de geração de 200 empregos na implantação e 455 postos de trabalho na operação.

O Rio Grande do Sul deve responder por 20% das vendas da fábrica, outros Estados da federação responderão por 60% e 20% serão destinados à exportação para países da América Latina e África.

A empresa chinesa espera que, no prazo de 45 dias, esteja em condições de operar no Brasil e que, em dez meses, possa erguer as suas instalações. A previsão é de que, em um ano e meio, a fábrica entre em operação, inicialmente com uma produção de 5 mil veículos por ano, com a meta de atingir 20 mil unidades em cinco anos.



Prefeitura de Camaquã 
Foto: Marcelo Monser

2 comentários: