quarta-feira, 16 de maio de 2012

Caps realiza comemoração alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial

Há 24 anos, se comemora, no dia 18 de maio, o Dia da Luta Antimanicomial. Esta data foi proposta por profissionais de saúde mental do Estado de São Paulo para comemorar, junto às pessoas portadoras de sofrimento psíquico, o direito à liberdade, a viver em sociedade, além do direito de receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que estar institucionalizados (em Hospitais Psiquiátricos).

Nesta quarta-feira (15/05), a equipe do CAPS 1 – Harmonia e seus pacientes fizeram uma alegre manifestação com música, exposição de trabalhos realizados na oficinas e distribuição de panfletos informativos, na esquina democrática, em Camaquã.

O Movimento da Luta Antimanicomial busca substituir progressivamente as internações em hospitais psiquiátricos tradicionais (leito fechado), por um tratamento integral e humanizado aos usuários, através de formas dignas de cuidado em serviços “abertos” nos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial.

Estes Centros tem como proposta realizar atividades de cuidado intensivo, substituindo assim, na maioria dos casos, as internações psiquiátricas. Este modelo de atendimento conta também com o apoio dos Centros de Convivência, Projetos de Geração de Renda, dentre outros, bem como prevê a legislação que protege a estes usuários.

Hoje, conseguimos desenvolver modelos de cuidados onde o portador de sofrimento psíquico fica mais próximo de sua família e comunidade, podendo usufruir de serviços especializados, que tem como princípio o tratamento que prioriza o resgate da cidadania e inclusão social.

O Movimento da Luta Antimanicomial conta com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com os portadores de sofrimento psíquico.

Blog do Juares com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário