quinta-feira, 24 de maio de 2012

1ª Expo Várzea 2012; o encontro do Campo e da Cidade - Camaquã/RS

A 1ª Expo Várzea 2012 visa amplamente divulgar as potencialidades turísticas, históricas, Culturais e Econômicas da Zona da Várzea do Município de Camaquã que possui áreas topográficas bem distintas sendo as planícies conhecidas como a região das várzeas localizadas ao sul, a margem esquerda do Rio Camaquã. 

Nesta Região predomina a Pecuária com grandes rebanhos bovinos e ovinos. No setor primário prevalece a orizicultura desenvolvida em médias e grandes propriedades. Na região da várzea em especial nas localidades de Pacheca e Ilha Santo Antonio, existem famílias que sobrevivem da pesca artesanal nas águas do Rio Camaquã. 

A Vila Pacheca abriga a reserva Indígena Iguaporâ, habitada por índios guaranis, a reserva possui cerca de 1800 ha, a população indígena sobrevive basicamente de auxílio de programas sociais e artesanato, embora sua arte até então não tenha a divulgação merecida. 

A Vila Pacheca é a localidade mais importante do Município em termos de vestígios históricos. Todas as casas da vila estão na beira do Rio Camaquã que era, para esse povoado, o acesso ao mundo. Ali, está a casa de Manoel da Silva Pacheco, considerado fundador de Camaquã, apesar das controvérsias. Na Pacheca existem outros lugares históricos: a Fazenda da Tapera, sesmaria dos Centenos; a da Barra, próximo ao atracadouro da balsa que passa para a ilha de Santo Antônio. Ali tem o local da primeira casa de D. Antônia Gonçalves da Silva, irmã de Bento Gonçalves.

 A fazenda chegou a ter 500 empregados na década de 20. Quando Garibaldi chegou à Sesmaria do Brejo, também de propriedade de D. Antônia, já encontrou dois lanchões em construção, sob a orientação do norte-americano John Griggs. 

Nos galpões da velha charqueada o governo republicano mandou construir o seu estaleiro. No final da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves se recolheu à Estância do Cristal, então em Camaquã na região das planícies ou zona da várzea. Considerando o universo histórico e cultural da localidade e produção em longa escala de arroz, idealizamos um evento que busque valorizar estes aspectos e ao mesmo promover o turismo na localidade, como fonte geradora de recursos. 

O objetivo do evvento também é destacar a Gastronomia local baseada no pescado com a elaboração e comercialização de pratos a base de peixe, o típico churrasco com as suculentas carnes do rebanho dos campos da várzea, acompanhado de um delicioso carreteiro prato típico da localidade e a valorização da atividade de artesanato realizada pelos índios da reserva local, oportunizando uma vitrine para divulgação e comercialização de suas peças. 

Durante o evento serão montados painéis com exposição de fotografias dos locais históricos, turísticos e culturais da localidade. 

Atrações da Expo Várzea 2012 - A Festa da Integração

- 1ª Festa do Peixe em homenagem aos Pescadores Artesanais do Rio Camaquã 

- 1ª Exposição de Artesanato da Reserva Indígena Iguaporã da Pacheca 

- 1ª Mostra Turística da Zona da Várzea com exposição de fotos dos principais pontos com atrativos turísticos, históricos e Culturais 

- Palestra a cargo do Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã  e Secretaria Municipal de Turismo sobre pontos históricos e Turísticos localizados na Pacheca e Ilha Santo Antonio e a importância do Turismo para desenvolvimento da Região. 

- Super Arroz Carreteiro Gratuito aos visitantes 

- Exposição de Maquinas e Implementos 

- Palestra sobre a importância do consumo de arroz no prato da população 

- Rodeio em Vaca Mecânica 

- Shows Musicais com Banda Nova Geração e Leandro Hugo e Bruno Aires.

Programação:

Sábado - 16 de junho:
23h- Baile de Abertura da Expo Várzea no Salão da Capela da Pacheca com animação da Banda Nova Geração.

Domingo - 17 de junho:
09h- Início das Festividades na Cancha Beira Rio
09h- Abertura do Rodeio em Vaca Mecânica
11h- Arroz Carreteiro Grátis
12h- Almoço com pratos a base de peixe
13h- Show Musical com Leandro Hugo e Bruno Aires
15h- Show Banda Nova Geração
18h- Encerramento

Haverá Parque de Diversão para a Garotada, Praça de alimentação, Expositores Diversos e muitas outras atrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário