sexta-feira, 25 de maio de 2012

A 1ª Conferência contra Violência Doméstica e Familiar contra Mulher foi um sucesso em Dom Feliciano

A 1ª Conferência Contra Violência Doméstica e Familiar contra mulher que realizou-se em Dom Feliciano no dia 23 de maio de 2012, foi um sucesso. Mais de 300 pessoas, entre, alunos, professores, autoridades locais e regionais, participantes das cidades de Amaral Ferrador, Encruzilhada do Sul e Camaquã  e comunidade em geral de Dom Feliciano, estiveram reunidos para ouvir as palestras da Dra. Veleda Dobke - procuradora  de Justiça do Ministério Público Estadual que também fez o lançamento da Cartilha do MP “O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher: uma construção coletiva” e também da Excelentíssima Senhora Márcia Santana - secretária da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS, onde 
Terezinha Novinski Rembowski
além das mesmas fizeram parte da mesa de abertura o Excelentíssimo Senhor Clênio Boeira da Silva – prefeito de Dom Feliciano, a Senhora Lisane Beckemkamp – secretária de Educação e Cultura de Dom Feliciano, a  Senhora Luciana Terezinha Novinski Rembowski – diretora do Departamento de  Cultura e Turismo de Dom Feliciano e coordenadora do evento, a Senhora Vivian Sander Duarte – delegada de Polícia Titular da Delegacia de Camaquã e substituta da Delegacia de Dom Feliciano que também está representando o Senhor Rudymar de Freitas Rosales  - delegado de Polícia Regional da 29ª Região Policial  com Sede em Camaquã, que não pôde se fazer presente, e o Senhor Elton  Luiz da Silva Couto – Tenente Comandante da Brigada Militar de Dom Feliciano que também está representando o Tenente Coronel Jorge Ricardo Ferreira  - comandante  do 30º Batalhão da Polícia Militar.

O secretário de Segurança Pública do Estado – Excelentíssimo Senhor Aírton Michels que também participaria do evento, não pode estar presente por substituir o Governador em outro evento, mas enviou um ofício com uma mensagem a todos os presentes. Na ocasião a coordenadora do evento agradeceu a estagiária da Prefeitura Letícia da Gama Moura, que foi quem sugeriu que fosse realizado uma palestra sobre o tema com a procuradora, então pensando em aproveitar a oportunidade, teve-se a ideia de realizar a conferência e convidar mais autoridades ligados ao tema proposto.

Lançamento da Cartilha
A comunidade também participou através de perguntas, e ao final da Conferência o prefeito de Dom Feliciano fez uso da palavra assumindo como compromisso proposto na mesma, empenho na criação de uma coordenadoria de políticas para mulheres,  criação do Conselho Municipal da Mulher e capacitação aos profissionais que atuam no combate e enfrentamento da violência doméstica e contra a mulher, como professores e servidores da Secretaria da Saúde.

Agradecemos a todos que estiveram em nosso evento, aos palestrantes que gentilmente dividirem seus valiosos conhecimentos na área conosco. A imprensa escrita e falada que ajudou na divulgação, a Rádio Acústica de Camaquã e a Rádio Integração de Dom Feliciano que transmitiram a conferência, a Paróquia Nossa Senhora de Czestochowa  pelo empréstimo do Salão Paroquial, a equipe da Casa da Cultura, e aos funcionários da Prefeitura, e da Secretaria de Educação que trabalharam conosco para que este evento se realizasse, e a todos que de alguma ou outra forma colaboraram com nossa conferência, nosso muito obrigado de coração. O trabalho de cada um fez com que tivéssemos um evento de qualidade e que gerou bons resultados em defesa da mulher. Finalizou a diretora do Departamento de  Cultura e Turismo de Dom Feliciano e coordenadora do evento, Terezinha Novinski Rembowski.

Fotos: Prefeitura de Dom Feliciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário