sexta-feira, 23 de março de 2012

Foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Cultura em Dom Feliciano

Na manhã de terça-feira, 20 de março, aconteceu no Salão Paroquial de Dom Feliciano, a 1ª Conferência Municipal de Cultura. Realização da Prefeitura, Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura e Turismo, o encontro teve como objetivo, esclarecer acerca do Sistema Nacional de Cultura, da institucionalização do setor e a apresentação dos dez membros efetivos do CMCDF- Conselho Municipal de Cultura. Além disso, houve breve exposição do Plano Municipal que foi elaborado em conjunto com entidades e escolas. Na Casa da Cultura do Imigrante, a comunidade tem o plano à disposição e pode sugerir alterações até o fim do mês.

Representantes de entidades locais e regionais estiveram na conferência. Dentre eles, o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional da Educação, Lugon Levandowski, além de professores, alunos e comunidade em geral. Compuseram a mesa de autoridades: a secretaria Municipal de Educação e Cultura, Lisane Beckemkamp; o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas e Serviços Administrativos - representando o prefeito Clenio - César Waimer; o vereador Marcio Rosiak; a representante da Regional Sul do Ministério da Cultura, Clara Cristina Zitkoski; a consultora da UNESCO Carla Chilanti Pinheiro; O presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS – CODIC/FAMURS, José Carlos Martins; o coordenador do Sistema Estadual de Museus do RS, Joel Santana da Gama; o representante da Economia Solidária, Luiz Francisco Teixeira; e a diretora de Cultura e Turismo, Luciana Rembowski.

“A cultura é fundamental para o desenvolvimento humano e econômico dos municípios”, disse a consultora da UNESCO, Carla Pinheiro. “Essa conferência marca um momento histórico para Dom Feliciano”. A representante do Ministério da Cultura, Clara Zitkoski, considerou que encontros com esse “são um espaço legitimado para as pessoas se expressarem, discutirem, entenderem o sentido da institucionalização da cultura nos municípios, a nível de Estado e Nação“.
Os membros titulares do CMCDF: Luciana Novinski Rembowski – membro nato; vereador Marcio Rosiak, representante da Câmara Municipal de Vereadores; secretario Rudi Nei Dalmolin – Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Finanças; César Augusto Waimer, representando o Setor Jurídico Municipal; Glaci Teixeira Marques, representante do Governo Estadual exercendo atividades no município; Adão Ivo Maliszewski – Sociedade Progresso; José Eraldo Markowski – Clube Rio Branco; Vera Tyska – Associação Padre Constantino Zajkowski; Luis Fernando Couto – Jeep Club Dom Feliciano; Tiago André Szortyka - CTG Dom Feliciano.
 
Após ser desfeita a mesa de abertura, o presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS – CODIC/FAMURS, José Carlos Martins; a representante da Regional Sul do Ministério da Cultura, Clara Cristina Zitkoski; e a consultora da UNESCO Carla Chilanti Pinheiro, falaram sobre os benefícios da institucionalização da cultura

Texto/Fotografia: Leandro Junhkerr Porto - Departamento de Editoração e Publicações
Prefeitura de Dom Feliciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário