quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aula inaugural realizada na quarta-feira marcou o início do ano letivo em Camaquã

O início de mais um ano letivo teve um momento especial para os professores da Rede Municipal de Ensino com a realização da aula inaugural nesta quarta-feira (22/02). O evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação tem o intuito de dar as boas-vindas aos professores e também motivá-los para mais um ano de trabalho. Participaram do encontro cerca de 500 professores e supervisores, destes, 130 foram nomeados recentemente.

Na abertura, a secretária da Educação salientou o investimento realizado em 2011 a fim de oferecer mais infraestrutura a professores e alunos. Ela ainda destacou a importância de uma relação de cumplicidade entre professores e alunos: “O valor de um educador é imenso quando a relação que se estabelece entre mestre e aluno é de troca, pois quando se ensina também se aprende”. Na sequência, o prefeito Nelson Devantier pediu a todos que nunca deixassem de investir nos nossos alunos: “Só a Educação consegue fazer cidadãos melhores e esse será o futuro deles, e isto ninguém pode tirar”, enfatizou.

Convidado para dividir sua experiência como consultor político e integrante da Agência Nacional de Pesquisas, o palestrante da noite, Heber Diaz, falou sobre a diferença que o amor faz na educação de uma criança, de um jovem e de um adulto principalmente nos que possuem problemas. “Hoje, os pais delegam a educação à escola e não tem tempo para conversar com seus filhos, esta falta de amor o professor precisa compensar. E tem educadoras que são tão mãezonas que além de professoras, são a segunda mãe e muitas vezes a primeira”. 

O uruguaio, radicado em Porto Alegre há 28 anos, foi aplaudido pelo público ao fim de sua explanação. Ele já esteve em cada uma das 496 cidades do Rio Grande do Sul e relatou as diferentes realidades que encontrou nestes anos em que trabalha como consultor. “Educação é a base da sociedade, antes mesmo da saúde, pois é através do ensino que se formam todos os profissionais. Por isso, os professores não podem parar de ensinar, pois o dia em que os professores desistirem da sua vocação, a sociedade para”.

Ao fim da palestra, os diretores de todas as escolas subiram ao palco e foram apresentados. Entre eles, duas novas diretoras que assumiram em função da vacância do cargo nas Escolas Sepé Tiarajú (Rua Otávio Job, 480 - Bom Sucesso), ocupado até então pela professora Marilaine Queiroz Krüger, e Érico Veríssimo (Sanga das Pedras - 7º distrito), ocupado pela então diretora Márcia Seixas Briddi. Ocuparam estes cargos respectivamente a professora Maria Helena Benclo Klein e a professora Elisete Pereira Vieira. A escolha das diretoras se deu em reunião nas escolas por escolha dos seus professores.

A Prefeitura de Camaquã através da Secretaria Municipal de Educação deseja a todos um ano letivo com muitas conquistas e realizações.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Foto: Gabriela Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário