terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Programa "eles viram a lata porque você vira as costas"

A Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente há um ano vem desenvolvendo no município o programa de controle populacional de cães e gatos “Eles viram a lata porque você vira as costas”. 

Durante a execução do programa é feito um levantamento naqueles bairros mais críticos em relação ao crescimento populacional de cães e gatos, em média são recolhidos 20 animais por semana entre machos e fêmeas, esses aninais são castrados, chipados com identificação do animal e devolvidos ao local de origem, na maioria são de famílias de baixa renda que não possuem condições de castrar seu animal de estimação.
 
Segundo a secretária do Meio Ambiente a bióloga, Ilca Cristiane Devantier, este programa não resolve o problema de vez quanto a quantidade de cães soltos nas ruas do  município, mas já é um pequeno passo para futuramente o problema estar se resolvendo. “É claro que a comunidade também deve cumprir seu papel em não abandonar ou deixar seus  animais soltos pelas ruas, aplicar vacinas anti-cio, todos colaborando o projeto será desenvolvido com maior rapidez”, afirma.
 
A Secretaria do Meio Ambiente também está com uma intensa campanha de doação de cães e gatos que hoje encontram-se no canil. De acordo com informações da secretária o canil está lotado, por isso, a Campanha é bastante significativa  para diminuição de animais no canil. “Já está sendo feito um projeto para outro canil municipal com espaço bem maior que o atual, mas se a população não colaborar junto nesta causa, logo este canil que está para ser construído também estará com seu espaço esgotado”, comenta Ilca.
 
As pessoas interessadas em adotarem um cãozinho devem procurar a Secretaria do Meio Ambiente localizada no Centro Administrativo, Rua Olavo Moraes, nº  1075,  para escolher o seu animalzinho de estimação, fazendo assim um ato de amor. 

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã

Um comentário:

  1. Pedi ajuda pra secretaria do meio ambiente na semana passada pois minha cadela estava em trabalho de parto e não conseguia ganhar os filhotes, ficaram de me retornar a ligação, mas estou esperando até agora. A moça que atendeu o telefone disse que achava que nada poderiam fazer pois ela não era cachorra de rua! Então quer dizer que eu teria que abandonar ela pra poder ter ajuda da Secretaria do Meio Ambiente?!?!! Resultou que tive que tomar outras providências com uma dívida que não poderia ter no momento para não deixar ela morrer, ela teve 5 filhotes que ja estavam mortos dentro dela. Onde está meu direito de cidadã que paga impostos para prefeitura e para o governo??? Onde não posso contar nem com a ajuda da prefeitura?

    ResponderExcluir